O cinema, o teatro de fantoches e as horas do conto são presenças habituais na programação da Biblioteca Municipal Albano Sardoeira – BMAS – mas para o mês de abril, o destaque vai, naturalmente, para o Dia Mundial do Livro. É, na verdade, a principal efeméride do calendário e pretende assinalar o Livro os Direitos do Autor. Boa verdade, já que não existe livro, sem autor! A BMAS promove assim, a 23 de abril, um atelier de escrita criativa e ilustração: “Estórias recortadas num estendal…” por Susana Pinheiro que traz uma “Caixa Mágica de onde sairão, como que por magia, letras “almofadadas” para as crianças brincarem com as rimas. Depois, todos os participantes vão pintar molas para “estenderem” as “estórias” no estendal como se fossem peças de roupa. E também as vão ilustrar”. Pretende-se que os participantes soltem a imaginação, brinquem com as palavras e rimem, criando pequenas histórias. E sejam contadores das suas próprias histórias. Num ambiente descontraído e lúdico. Com outras crianças ou em família.
Na agenda de eventos para abril, destaque ainda para a exposição de desenhos “Rasgos” de António Santiagu, com inauguração para 7 de abril, pelas 16h00. Estará patente ao público até 10 de maio. Santiagu é o pseudónimo de António Santos. Ilustrador de vários manuais escolares, colabora no jornal «A Flor do Tâmega». Professor de Educação Visual desde 1994 realizou várias exposições individuais e coletivas. Premiado em vários festivais nacionais e internacionais, nomeadamente: Azerbaijão, Bósnia, Brasil, China, Espanha, Grécia, Irão, Kosovo, República Checa, Roménia, Rússia, Sérvia, Turquia e Ucrânia. Constituída por 42 trabalhos, entre caricaturas e cartoons, a exposição “espelha parte do meu olhar inquieto, assombrado, perturbado, maravilhado, de uma sociedade cada vez mais (cor)rompida pela ganância, poder, luxúria… São manifestações repentinas ou refletidas de algo traduzido em rasgos gráficos não só de serenidade, mas também, de fúria, alienação e, obviamente, sátira”, menciona Santiagu.
E porque abril é, por excelência o mês do Livro, a 11 deste mês há ainda espaço para as “Minhas histórias preferidas”. Uma iniciativa que pretende promover o livro e a leitura, com a presença de escritores que contam as suas histórias aos mais jovens. A estreia cabe a António Mota, um dos mais renomados autores de literatura infanto-juvenil. O encontro com o escritor António Mota é já a 11 de abril, às 10h00 no pólo de Vila Meã e às 14h00 na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira.
A 13 de abril, a BMAS organiza as provas concelhias do CNL – Concurso Nacional de Leitura – para os alunos selecionados, num total de 17, dos diferentes níveis de ensino. O júri será constituído pelo escritor António Mota, presidente do júri e pela coordenadora interconcelhia de bibliotecas escolares, Isabel Ramos e pela bibliotecária municipal Maria José Queirós.
De referir que a 2 de abril assinalou-se também o Dia Internacional do Livro Infantil.