Select Page

Acesso livre ao Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa

Decorreu no passado dia 28 de março, no Palácio Nacional da Ajuda, a apresentação pública do Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa, publicação online disponível no sítio oficial do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA/NOVA FCSH), dando continuidade ao investimento deste Instituto numa política de acesso aberto.
Especificamente concebido como um corpus em permanente atualização, o Dicionário tem como objetivo fundamental facultar uma visão abrangente, um conhecimento preciso e uma valorização atualizada das personalidades ligadas à museologia portuguesa, atuantes em diferentes tipologias científicas, visando, ainda, contribuir para uma maior compreensão da história dos museus e da Museologia em Portugal.
As 93 entradas que integram a primeira edição do Vol. I do Dicionário, dedicado a personalidades da Museologia Portuguesa que desenvolveram a sua atividade entre o século XVIII e os anos 1960, comprovam, desde já, a relevância desta abordagem centrada no género biográfico, ao dar destaque ao papel empreendido por um naipe de individualidades regionais e locais, algumas delas desconhecidas ou desvalorizadas.
Tendo em conta o conhecimento fragmentado da história dos museus, mas também os recentes contributos surgidos neste âmbito e no da Museologia em Portugal, o Dicionário Quem é Quem… configura-se como um passo decisivo facilitador de leituras comparadas e críticas, aspeto determinante para a consolidação deste campo de análise, apontando dinâmicas, tendências e fragilidades. Trata-se de condições fundamentais para a elaboração de uma História dos Museus em Portugal, necessidade desde há muito sentida no seio do Grupo Museum Studies (MuSt) do IHA/NOVA FCSH e que teve como primeiro impulso o projeto de investigação Fontes para a História dos Museus em Portugal (2010-2013). 
Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa
Contacto:quemequem.iha.must@gmail.com

Pontos de Interesse

Application for European Capital of Sport moves forward

No âmbito da candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto 2021, a Câmara Municipal de Lisboa preparou uma receção à comitiva da ACES Europa (entidade  a quem o Parlamento Europeu reconhece competência para atribuição dos galardões: Capital e Cidade...

Exibição do filme O Cão de Muge: um amigo pré-histórico

No dia 27 de janeiro realizaram-se duas sessões de exibição da curta metragem O Cão de Muge: um amigo pré-histórico, uma na casa do povo em muge e outra, mais tarde no Mercado Municipal de Benfica do Ribatejo, ambas apoiadas pelas respetivas juntas de freguesia.Este...