Select Page

Acordo único entre Ministério da Saúde e Secretaria Regional da Saúde estende cooperação a novas áreas, afirma Rui Luís

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Região e a República significa o reforço de uma cooperação que já existia e que agora se estende a novas áreas.

 

“Temos um bom entendimento entre o Serviço Regional de Saúde e o Serviço Nacional de Saúde, como é exemplo o acordo de reciprocidade celebrado em 2016, em que está patente o princípio da aproximação que agora é materializado num outro conjunto de matérias plasmadas num documento único”, frisou Rui Luís, que falava após a assinatura daquele Memorando de Entendimento entre o Ministério da Saúde a Secretaria Regional da Saúde, salientando que o acordo integra o reforço da formação e a colaboração ao nível dos sistemas de informação.

 

“Temos que apostar cada vez mais nas tecnologias da informação, no sentido daquilo que é eficaz a nível nacional também poder ser aplicado na Região”, salientou.

 

O documento agora assinado prevê, assim, a formação de profissionais de saúde, a investigação clínica, o desenvolvimento do turismo médico e a participação em grupos de trabalho de interesse comum.

 

O titular da pasta da saúde afirmou ainda que “os investimentos que têm sido feitos vão no sentido de melhorar a acessibilidade dos Açorianos ao Serviço Regional de Saúde e também ao Serviço Nacional de Saúde”.

 

Existam sete acordos de cooperação em vigor entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Regional da Saúde, que passam agora a estar enquadrados num protocolo único.

 

Nesses acordos estava prevista cooperação em áreas como a gestão de redes, informação e estatística, reciprocidade do receituário, telemedicina, deslocação de médicos e técnicos de saúde, e, formação profissional e apoio técnico, no que respeita à área de intervenção da Inspeção Regional de Saúde.

 

Ao abrigo do documento assinado hoje, as formas de colaboração entre a Região e a República concretizam-se através do intercâmbio de informação, consultorias técnicas, protocolos específicos, conferências e seminários, intercâmbios e redes de colaboração.

 

O Memorando de Entendimento decorre de um encontro entre o Secretário Regional da Saúde e o Ministro da Saúde, em 2017, e a sua assinatura está integrada na visita de Adalberto Campos Fernandes aos Açores.

 

O programa incluiu também uma visita ao Hospital do Divino Espírito Santo da Ilha Terceira e ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Pontos de Interesse