Os Açores assinalam quinta-feira, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher com a realização de uma sessão comemorativa na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, numa iniciativa conjunta das secretarias regionais da Solidariedade Social e da Educação e Cultura.
Durante todo o dia estará patente no átrio de entrada o livro “Dos privilégios e praerogativas q ho género feminino te por dereito comu & ordenações do reyno mais que ho género masculino”, um raro exemplar do século XVI que pertence ao espólio da Biblioteca.
A obra, cuja temática é bastante original para a época em causa, foi publicada em 1557, sendo seu autor o açoriano Ruy Gonçalves, Lente de Instituta na Universidade de Coimbra e, mais tarde, advogado da Casa da Suplicação em Lisboa.
Rui Gonçalves, ou R. G. da Grã, natural da ilha de S. Miguel, foi o primeiro açoriano a publicar um livro e também o primeiro autor português a defender a igualdade de género, tendo sido durante séculos o único a fazê-lo.
Na comemoração desta efeméride, a Biblioteca promove a realização de uma conferência sobre “A família e os seus membros – do poder de alguns aos direitos de todos”, que será proferida pelo Juiz Conselheiro Álvaro Laborinho Lúcio, no auditório da Biblioteca, pelas 20h00.
A data será igualmente assinalada em Angra do Heroísmo, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, com a realização, pelas 21H30, do concerto “Mulheres na Música”, com Antonella Barletta (piano) e Sara Miguel (canto).
Neste concerto serão interpretados temas compostos por mulheres, celebrizados por mulheres ou em que a mulher é a inspiração central.
Antonella Barletta, com uma vasta formação musical, tem sido presença assídua em apresentações ao público nas mais diversas vertentes musicais e integrando outras formações, enquanto Sara Miguel é formada em Canto Jazz pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e tem tido um vasto percurso, tanto a nível de espetáculos, como em termos da sua formação artística.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.