Os Açores, através dos Serviços Externos da Direção Regional da Cultura, associam-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema “Partilhar Memórias”, com a realização de um extenso programa de atividades entre 19 a 30 de setembro.
O Museu de Angra do Heroísmo promove quarta-feira, 19 de setembro, pelas 20h00, mais uma ‘Conferência na Boa Nova’, desta vez com a temática “A Carta Nacional do Turismo Militar: do Conceito à Operação”, tendo como orador João Pinto Coelho, secretário-geral da Associação de Turismo Militar Português.
O turismo militar tem assumido uma inquestionável relevância e uma maior notoriedade em diferentes fóruns e agendas públicas e privadas nacionais, verificando-se, contudo, um conhecimento incipiente quanto ao próprio conceito, nomeadamente quanto à sua presença na estratégia turística nacional e no que concerne às possibilidades e limites da sua operação no território nacional.
Esta conferência pretende relatar o próprio estudo/projeto e respetivos resultados, coordenado cientificamente pelo Instituto Politécnico de Tomar, e mostrar o percurso do turismo militar, desde a sua génese até à atualidade, de forma enquadrada com a atividade da Associação de Turismo Militar Português.
João Pinto Coelho, mestre em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural, está a desenvolver um projeto de investigação, em contexto de programa doutoral, subordinado à integração do turismo militar na realidade da estratégica turística nacional.
O Museu Francisco de Lacerda, em São Jorge, vai dinamizar um conjunto de atividades entre sexta-feira, 21 de setembro, e domingo, 23 de setembro, cujo objetivo principal é sensibilizar a população para a importância da proteção e valorização do património.
As comemorações terão início com visitas guiadas à Igreja de Santa Bárbara, nas Manadas, onde os visitantes poderão conhecer a riqueza artística do interior deste monumento, de estilo barroco português, em espaço religioso, que é considerado um dos mais belos exemplares do país.
No dia 21, as visitas destinam-se às diversas instituições da ilha de S. Jorge, sendo, no dia seguinte, abertas a todos os interessados.
No domingo, 23 de setembro, no âmbito da exposição temporária “Chavões: marcador de pão e de histórias”, o Museu Francisco de Lacerda promove, pelas 17h30, a realização de uma tertúlia com Clímaco Ferreira da Cunha, bem como uma demonstração da construção de chavões, com o artesão Rui Teixeira, reavivando-se assim a memória deste importante espólio da história do povo de São Jorge.
O Museu do Pico também se associa a estas comemorações, promovendo, a 28 de setembro, pelas 10h00, a realização de uma atividade intitulada “As memórias que eu guardo…”.
Este evento, que terá lugar no Museu dos Baleeiros, inclui uma mostra de pequenos depoimentos, gravados em vídeo nas escolas do concelho das Lajes do Pico, reavivando as memórias de um passado recente através de testemunhos que partilham as experiências e vivências daqueles que ficavam em terra à espera dos homens que partiam para o mar.
No Museu das Flores, estará patente, entre 28 e 30 de setembro, das 10h00 às 17h30, uma exposição intitulada “Marfim do Mar”, onde serão apresentados alguns dos melhores exemplares de ‘scrimshaw’ das ilhas ocidentais.
No Museu da Graciosa, “Memórias Conventuais Franciscanas nos Açores do século XXI” é o título de uma palestra que será apresentada por Duarte Chaves, a 29 de setembro, pelas 21h00, mas também de uma exposição que estará patente no museu para assinalar esta comemoração.
Por seu lado, no Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, terá lugar a realização de três atividades para assinalar as Jornadas Europeias.
A 28 de setembro, entre as 10h00 e as 13h00, realizar-se a oficina pedagógica “Do leite ao queijo fresco”, destinada ao 4.º ano da EB1/JI Padre José Cabral Lindo, orientada por Maria de Jesus Costa que transmitirá um saber fazer local.
No dia seguinte, das 10h30 às 15h30, no Núcleo Museológico dos Fenais da Luz, decorrerá uma oficina de produção artesanal de bonecas de folha de milho, com Adelaide Costa.
A 30 de setembro, terá lugar, entre as 16h00 e as 18h00, uma visita ao Núcleo Museológico dos Fenais da Luz, de cariz etnográfico, que resulta da vontade de reunir num único espaço elementos capazes de evidenciar as memórias coletivas e as vivências de uma comunidade.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.