Select Page

Açores candidatam-se a campanha de promoção de laticínios e vinho

Os Açores vão apresentar uma candidatura a fundos comunitários para uma campanha de promoção dos laticínios e vinho regionais em mercados como os Estados Unidos, Canadá e Macau.

“A região vai apresentar uma candidatura que fará a promoção dos produtos lácteos e também do vinho, porque entendemos que pode associar-se bem o vinho ao queijo, e pode ser também uma oportunidade, por via disso, de encontrarmos novos mercados”, afirmou aos jornalistas o secretário regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, à margem da reunião do Centro Açoriano do Leite e Laticínios, em Ponta Delgada.

 

Segundo João Ponte, entre os mercados-alvo estão os Estados Unidos, Canadá e Macau, assinalando tratar-se de “uma oportunidade do ponto de vista da indústria encontrar novos mercados”, desafio que classificou de “extremamente importante” para valorizar os produtos lácteos produzidos na região.

“Acho que é uma oportunidade que o setor tem, de procurar novos mercados e ter fundos comunitários que financiam esse tipo de campanha”, adiantou, justificando a escolha daqueles mercados com a presença de portugueses e o potencial que representam.

Para o governante, “não faz sentido” esta promoção na Europa, dados os excedentes.

“Temos de ir procurar mercados que sejam capazes de valorizar os nossos produtos”, acrescentou João Ponte.

Já o presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, declarou que aqueles mercados “podem ser alvos muito importantes para comercialização dos produtos” regionais, que têm “cada vez maior aceitação”.

“Aproveitando e potenciando essas ajudas [da União Europeia], podemos ter uma expectativa de que as indústrias possam vender mais e melhor, e que os agricultores possam beneficiar por essa razão da indústria mais capitalizada pela venda do produto”, afirmou, considerando ser igualmente legítima a expectativa dos produtores “do aumento dos preços do leite”.

Eduardo Vasconcelos, representante da Associação Nacional dos Industriais de Laticínios, notou que há “um desfasamento entre oferta e procura de leite”, pelo que tem de ser encontrada forma de o escoar noutros mercados.

“As indústrias continuam a procurar mercados onde possam escoar. Esses mercados de destino longínquos envolvem verbas muito elevadas de investimento”, notou Eduardo Vasconcelos, considerando, contudo, que ter incentivos a essa promoção dos produtos é uma “grande mais-valia”.

O Centro Açoriano do Leite e Laticínios tem por missão acompanhar e intervir no setor do leite e laticínios da região, tendo assento neste organismo o executivo regional, a produção e a indústria.

Source: Açoriano Oriental

Pontos de Interesse

Visits to the Roman villas of Almese and Caselette

Guided tours at Roman villas in Almese and in Caselette by ArcA association. Tours begin in two archaeological sites April 9, from 02:30 pm to 05:30 pm in Almese and from 03:00 pm to 06:00 pm in Caselette. The rustic villa at the foot of Musinè...

ReStartAlp, June, 26-September 29

2th edition of RestartAlp, temporary incubator to facilitate the creation of new businesses in the Alps, promoted and funded by Cariplo Foundation and Edoardo Garrone Foundation inaugurated on June, 26 in Premia (Verbano Cusio Ossola). Young people,...