Select Page

Açores e Canárias reforçam parceria através da literatura e da música

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas afirmou terça-feira, em Lanzarote, que os Açores, tal como as Canárias, “contribuem pela sua cultura para a identidade europeia”.

Rui Bettencourt, que participava numa conversa literária entre João de Melo e Pilar del Rio, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, sublinhou que ambos os arquipélagos se caracterizam ainda pela sua “tripla condição” de ilhas, territórios da Macaronésia e Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, constituindo as Canárias um “importante” parceiro para os Açores, que saiu reforçado da recente Cimeira realizada entre as duas Regiões.

Para o titular da pasta das Relações Externas, que se encontrava acompanhado do conselheiro do Turismo e Cultura e do vice Conselheiro para as Relacões Externas do Governo das Canárias, as iniciativas promovidas pelo Governo dos Açores e que integram as comemorações do Ano Europeu 2018, numa parceria com o Governo das Canárias e a Fundação José Saramago, enquadram-se numa “estratégia de projeção da Região no exterior através da sua cultura”.

“O facto de as primeiras ações decorrerem num contexto insular e na Macaronésia é simbolicamente demonstrativo da importância e especificidades que os contextos arquipelágicos assumem na vida cultural de um país e da Europa”, frisou ainda o governante.

Esta iniciativa consistiu numa conversa literária entre João de Melo e Pilar del Rio, que decorreu na Casa José Saramago, abordando as temáticas dos Açores e da insularidade na literatura portuguesa, bem como da ilha na obra de José Saramago, ao que se seguiu um diálogo instrumental entre a viola da terra dos Açores e o timple canarino, pelos músicos Ricardo Melo e Benito Cabrera, de ambos os arquipélagos, encerrando com uma prova de produtos regionais.

Ainda no âmbito do Ano Europeu, Rui Bettencourt participou no encontro “Açores, um lugar de todo o mundo”, que teve lugar na Biblioteca Insular da Lanzarote e reuniu o escritor açoriano João de Melo com alunos do ensino secundário daquela ilha canarina, apelando aos jovens das duas regiões a  “darem as mãos para a construção do futuro”.

Na ocasião, o Secretário Regional, na presença do Conselheiro da Educação das Canárias, ofereceu à Biblioteca, na pessoa do seu diretor Fernando Morales, um conjunto de trinta livros de autores e temáticas açorianas à Biblioteca, contribuindo desta forma para a “difusão da literatura açoriana na Macaronésia”, conforme referiu.

O ano de 2018, além de ter sido designado pela Comissão Europeia como Ano Europeu do Património Cultural, é também o ano em que se assinala o vigésimo aniversário em que José Saramago recebeu o Nobel da Literatura e o trigésimo aniversário da primeira edição de Gente Feliz com Lágrimas, que é considerada a obra-prima de João de Melo.

Estas são as primeiras de várias iniciativas que o Governo dos Açores irá desenvolver ao longo de 2018, associando-se ao Ano Europeu do Património Cultural, com iniciativas dentro e fora da Região.

Pontos de Interesse

FAI Spring Days, March 24-25 in Buttigliera Alta

On Saturday, March 24 and Sunday, March 25, 26th edition of the FAI Spring Days in Buttigliera Alta at the Precettoria di Sant'Antonio di Ranverso. On Saturday, March 24 at 04:30 pm at the council hall in Buttigliera Alta conference “Sant’Antonio di...