O Diretor Regional da Juventude afirmou, em Lisboa, perante cerca de uma centena de jovens Açorianos de várias ilhas do arquipélago que estudam no continente, que “os Açores são a nossa terra e isso é algo que nos une e que nos acompanhará para sempre”.
Lúcio Rodrigues, que falava no 2.º Encontro Nacional de Estudantes Açorianos, saudou esta iniciativa, promovida pela associação Unidos Pelos Açores (UPA), a que o Governo, através da Direção Regional da Juventude, se “associou de bom grado”.
“O facto de, no ano passado, se terem unido espontaneamente, mesmo que ainda não constituídos como associação, revelou que tinham vontade. Mas estarmos aqui, um ano depois, com uma associação já constituída, representa a determinação e o empenho de manter este encontro no futuro, algo que considero de extrema importância e algo que queremos perpetuar”, frisou o Diretor Regional.
Lúcio Rodrigues destacou o “esforço e a determinação destes jovens e das suas famílias”, considerando que, “apesar de todas as dificuldades, o investimento na formação e na qualificação profissional é um investimento que compensa”.
O Diretor Regional da Juventude apresentou os vários programas e medidas que o Governo dos Açores tem em curso, “precisamente no sentido de fixar e atrair jovens qualificados para a Região para que, nos Açores, possam constituir família, desfrutando de um estilo de vida e de uma cultura ímpares no mundo”.
“Os jovens Açorianos são um importante ativo, ao qual queremos dar voz e expressão nos desafios que temos para o futuro”, assegurou, acrescentando que, “decidam o que decidirem nas vossas vidas futuras, quero que saibam que o Governo Regional está do vosso lado, que estamos sempre juntos apesar das distâncias”.
“Trabalhamos permanentemente para criar condições apelativas para vós, porque os jovens dos Açores e nos Açores são uma das nossas principais prioridades”, frisou Lúcio Rodrigues.