Select Page

Adriano Moreira defendeu nas Conferências de Abril que “o passado é o grande construtor do futuro”

“Eu quando não puder falar de pé calo-me”. Foi com esta frase que Adriano Moreira abriu, ontem à noite, a sua conferência, na Casa Branca de Gramido, no âmbito das comemorações dos 44 anos do 25 de Abril. Sempre com um apontamento humorado e dentro da linha de pensamento que “o passado é o grande construtor do futuro”, Adriano Moreira desenvolveu a sua ideia sobre “o eixo da rota da identidade portuguesa”, perante um auditório interessado e curioso a que não faltaram o Presidente e o Vice-Presidente do Município de Gondomar, Marco Martins e Luís Filipe de Araújo.

Desde os primórdios da nacionalidade até à atualidade, o antigo Ministro do Ultramar do Estado Novo traçou o percurso da nação – glosando, de resto, um princípio curioso segundo o qual “o Estado afirma a Nação, e não o contrário” – concluindo que “Portugal e Espanha são os responsáveis pela globalização sem ordem com que nos confrontamos hoje”, dada a forma com ambos os países repartiram um “império euromundista”.

A situação atual de Portugal é a de “um país que sofre as consequências de decisões em que não participa”, afirmou Adriano Moreira, para quem, no entanto, “o 25 de Abril faz parte do património mundial”. Talvez por isso o preletor se tenha manifestado muito preocupado com a “cascata atómica em que uma simples leviandade pode desencadear uma guerra avassaladora”, fruto dos avanços da técnica e da ciência “sem consciência”.

Mas “a culpa não pode morrer solteira”, disse, reivindicando a autoria do jargão popular enquanto revelou alguns episódios bem humorados de algumas das suas passagens pelos corredores do poder.

Pontos de Interesse

Área florestal limpa (quase) na íntegra

Gondomar tem limpas, neste momento, 97,3% das zonas perimétricas florestais em que a lei determina procedimentos de exceção, na sequência dos trágicos incêndios do ano passado. Falta limpar “apenas 2,7% da área, o que corresponde a cerca de cinco hectares”, afirmou,...

Premiados da II Gala do Desporto

O Município de Gondomar distinguiu, ontem à noite, os seus agentes desportivos, durante a II Gala do Desporto. O evento, que foi conduzido pela apresentadora Sónia Araújo, traduziu-se no “reconhecimento público pelos feitos desportivos alcançados” pelos atletas,...