O Secretário Regional da Saúde destacou hoje, em Vila do Porto, a realização de uma formação dirigida a agentes da Polícia de Segurança Pública sobre intervenção e dissuasão da toxicodependência, para todas as esquadras dos Açores.
“Esta formação teve início em março, abrangendo até à data uma centena de agentes da Terceira e de Santa Maria. Iremos prosseguir até novembro com ações semelhantes, que, no fundo, pretendem dar a conhecer o papel das Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência”, afirmou Rui Luís, em declarações à margem da formação ‘Modelo de Intervenção Português- Intervenção em Dissuasão’ destinada a profissionais da PSP de Santa Maria.
O modelo de intervenção em dissuasão e o trabalho desenvolvido pelas Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência confere especificidade à intervenção na área dos comportamentos aditivos e dependências, que se regem por normativos legais.
Neste âmbito, as Comissões são entidades de referência na área da redução da procura do consumo de substâncias psicoativas e enquanto agentes na redução do consumo de substâncias psicoativas, comportamentos aditivos e dependências.
No arranque desta iniciativa, dirigida a 27 agentes da PSP de Santa Maria, o Secretário Regional sublinhou a importância de dotar os profissionais com responsabilidades nesta matéria de conhecimentos e competências, de forma a possibilitar uma intervenção precoce e integrada junto dos consumidores de substâncias psicoativas.
“A PSP é um parceiro fundamental neste modelo, uma vez que são os agentes que encaminham os indiciados para as Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência, que procedem a uma avaliação da sua situação face ao consumo, permitindo deste modo a aproximação dos consumidores de substâncias ilícitas aos serviços de saúde”, afirmou Rui Luís.