Select Page

Aljustrel, Grândola e Mértola assinaram protocolo para salvaguarda e valorização do património mineiro

Os Municípios de Aljustrel, de Grândola e de Mértola assinaram ontem, no decorrer do XV Encontro Anual dos Parceiros Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, que está a decorrer no Lousal, um protocolo de colaboração, juntando assim três municípios da Faixa Piritosa Ibérica com Património Mineiro e Geológico.
 
O objetivo é estabelecer uma colaboração permanente, traçando-se uma estratégia coletiva de salvaguarda do património mineiro, valorizando-se os seus ativos e promovendo-se o desenvolvimento sustentável do território.
 
Participaram na assinatura deste protocolo o presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Carlos Teles, a vice-presidente da Câmara Municipal de Mértola, Rosinda Pimenta, e o presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes.
 
Os três municípios desenvolverão, assim, uma estratégia intermunicipal para o desenvolvimento destes três territórios, salvaguardando a produção de conhecimento em torno do património mineiro, material e imaterial, arqueológico e geológico.
 
Mas apostando-se, entre outras matérias, na estruturação e promoção do turismo sustentável, na valorização do capital humano, social e organizacional gerado em torno da vivência e herança mineira, e criando-se ainda condições para o acolhimento de novas dinâmicas empresariais, científicas e culturais.
 
Um protocolo que pretende, assim, reforçar a cooperação com agentes locais, nacionais, transfronteiriços e internacionais que tenham presença ou intervenção em património geológico.
 
Os territórios mineiros dos concelhos de Aljustrel, Grândola e Mértola contam com registos de exploração mineira que remontam a milhares de anos.
 
São, por isso, espaços vivenciais únicos de tradições e identidade muito próprias, e onde já se desenvolvem importantes projetos de relevante interesse patrimonial, destacando-se, por exemplo, o Parque Mineiro de Aljustrel, o Centro de Ciência Viva do Lousal (concelho de Grândola) ou os Bairros Mineiros e a Tapada da Mina de São Domingos (concelho de Mértola).
Pontos de Interesse

𝗣𝗮𝗿𝗾𝘂𝗲 𝗠𝗶𝗻𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗔𝗹𝗷𝘂𝘀𝘁𝗿𝗲𝗹 𝘁𝗲𝗺 𝘂𝗺𝗮 𝗱𝗮𝘀 𝗽𝗿𝗶𝗺𝗲𝗶𝗿𝗮𝘀 𝗮𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝘁𝘂𝗿𝗶𝘀𝗺𝗼 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗹𝗶𝗴𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹

Aljustrel tem, desde ontem, uma das primeiras aplicações de “smart tourism” (turismo inteligente) em Portugal.   Trata-se da nova aplicação do Parque Mineiro de Aljustrel que foi apresentada ao público precisamente no dia em que esta infraestrutura municipal completou...