Select Page

Alunos elegem medidas para apresentar à Assembleia Municipal


Alunos elegem medidas para apresentar à Assembleia Municipal

Assembleia Municipal Jovem

No passado dia 18 de maio, realizou-se a sessão plenária da Assembleia Municipal Jovem (AMJ), durante a qual foram eleitos os novos membros da mesa: João Catarino e Marta Santos, respetivamente vice-presidente e secretária.

Este ano, 68 alunos, entre efetivos e suplentes, constituíram-se em oito equipas para apresentar as medidas subordinadas ao tema: “Marketing Territorial – Património (histórico, mineiro e religioso) ”. Após apreciação e discussão das propostas as equipas 3 e 7 obtiveram maior consenso. Construir o “Centro Interpretativo da Mina e Mineiros”; Criação de um roteiro do concelho tendo em vista a valorização do Património Geológico bem como o Religioso; Dinamização do Alojamento Local; Criação de um Museu Gastronómico (em especial atenção para uma prova de vinhos) e Atualização dos painéis eletrónicos existentes, bem como a aposta no marketing (criação de um site) foram as cinco medidas resultantes das propostas duas equipas vencedoras.

Os alunos Miguel Rianço, Marta Santos, Margarida Mestre, Dinis Guerreiro, Ana Rita Raposo e Margarida Ramalhete irão propor estas medidas, no próximo mês de junho, na sessão da Assembleia Municipal, que fará uma recomendação ao Município para que as mesmas possam ser tidas em conta. 

A Assembleia Municipal Jovem é da responsabilidade da Assembleia Municipal de Aljustrel, que em articulação com a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Aljustrel, consideram que “para um crescimento saudável, os jovens devam ser mais participativos e ativos na sua comunidade. 

Nesse sentido, e à semelhança dos anos anteriores, os alunos dos 9.º aos 12.º anos de escolaridade podem dispor da AMJ para apresentar e debater necessidades e aspirações da vida local e interiorizarem os valores democráticos da participação política ativa, proporcionando a todos os participantes a vivência numa sessão da Assembleia Municipal com uma metodologia de debate semelhante à da sessão concelhia.

 

Pontos de Interesse