O Diretor Regional da Juventude defendeu hoje, em Ponta Delgada, que os apoios ao Festival de Artes Walk & Talk têm-se traduzido num “investimento na criatividade e na recuperação urbana, através do embelezamento das cidades” açorianas.
Lúcio Rodrigues, que falava no final de uma reunião com Sofia Carolina Botelho, da Direção Artística do festival, destacou “o importante papel que esta iniciativa tem assumido, primeiramente em S. Miguel e, mais recentemente, também na ilha Terceira”.
“Os apoios que o Governo dos Açores tem atribuído à iniciativa têm sido, claramente, uma aposta ganha”, frisou.
O Walk & Talk é um festival anual de artes, cuja primeira edição ocorreu em 2011, em São Miguel, e que, em 2016, passou a acontecer também na ilha Terceira.
Das artes visuais às artes performativas, passando pela arquitetura, o design, a música ou o vídeo, constitui-se como uma plataforma que incentiva a criação artística, em diálogo permanente com o território, a cultura e a comunidade açoriana.
“Este festival já acolheu mais de duas centenas de criadores e coletivos artísticos em residência, para a criação de trabalhos inéditos, nos Açores. Por outro lado, hoje contamos, em São Miguel e na ilha Terceira, com cerca de uma centena de obras visitáveis, entre pinturas e instalações, que animam as nossas cidades e que se afirmam como um verdadeiro roteiro artístico destas duas ilhas”, realçou Lúcio Rodrigues.
Por outro lado, acrescentou, “este festival constitui-se como mais uma oportunidade da afirmação criativa e artística dos jovens Açorianos, a par de outras iniciativas que a Direção Regional da Juventude tem em andamento”.
Lúcio Rodrigues salientou o “caráter internacional e a visibilidade que o Walk & Talk tem conseguido granjear na imprensa nacional, e mesmo na imprensa internacional, assumindo-se como um verdadeiro cartão-de-visita criativo da Região”.
“O Governo dos Açores, não apenas através da Direção Regional da Juventude, mas também através de outros departamentos e direções regionais, tem estado e continuará a estar disponível para ser parceiro deste tipo de projetos, importantíssimos para a juventude açoriana”, frisou o Diretor Regional.