A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional reafirmou hoje, em Ponta Delgada, o “sucesso” das políticas de promoção de emprego do Governo dos Açores, como, por exemplo, a aposta na formação profissional, considerando que se traduzem em resultados “concretos”, como o facto de “registarmos mais Açorianos empregados dos últimos 10 anos”.
“De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no terceiro trimestre deste ano havia 112.893 Açorianos empregados, valor que é o mais elevado dos últimos 10 anos”, afirmou Paula Andrade.
A Diretora Regional falava no final da cerimónia de entrega de medalhas de excelência aos formandos distinguidos no 43.º Euroskills – Campeonato Europeu das Profissões, que decorreu no final de setembro, em Budapeste, na Hungria.
“Nos meses de julho, agosto e setembro foram criados mais 737 postos de trabalho, face aos três meses anteriores”, frisou Paula Andrade, assegurando, por outro lado, que “nunca houve tantos Açorianos no mercado de trabalho”.
Além de destacar que a população ativa é atualmente a maior de sempre na Região, a Diretora Regional disse que o desafio agora “é incrementar ainda mais as políticas do Governo dos Açores no sentido de dar resposta aos Açorianos que procuram um emprego, à semelhança do que já acontece com os 112.893 Açorianos empregados na Região”.
Perante os jovens distinguidos com medalhas de excelência, Paula Andrade manifestou “confiança no futuro”, defendendo que “as competências são a melhor ferramenta para vencer o desafio da empregabilidade e um contributo para a construção de uma economia sólida e sustentada”.