Select Page

Aprender a defender direitos universais através da escrita criativa


Aprender a defender direitos universais através da escrita criativa

Dia da Tolerância

A Biblioteca Municipal de Aljustrel promove, no dia 16 de novembro, a Oficina de Escrita Criativa “Escrever um conto”.

A oficina, sob orientação da autora e formadora Olinda P. Gil, irá incidir sobre o tema da Tolerância, cujo dia internacional se celebra nesta data.

 Esta iniciativa, que se realiza no âmbito da parceria da ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo e da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), integra a ação “Cultura & Cidadania” desta direção regional, com vista à promoção e defesa de valores associados à Igualdade e à Cidadania através das artes, chamando a atenção para direitos universais e apelando para a celebração de datas como o Dia Internacional da Tolerância, dos Direitos da Criança ou dos Direitos Humanos.

 O conto, género literário com história muito antiga, mas nem sempre com um lugar de prestígio na literatura, é cultivado por muitos, tanto por escritores experientes como por escritores iniciantes. É neste género que, muitas das vezes, quem escreve começa a delinear as suas primeiras palavras.

 Esta oficina de escrita criativa, destinada a estudantes e à comunidade em geral, tem como objetivo ajudar os participantes a estruturarem as suas ideias narrativas no formato de conto, dotando-os de conteúdos úteis para entenderem o que é o conto, a sua história, a sua estrutura e estruturas, mas também preparando-os e ensinando-os a escrevê-los. Assim, nesta oficina, que terá uma duração de três a seis horas, vai deslindar-se o conto e encontrar estratégias para, através deste género, desenvolverem-se ideias criativas. 

 Olinda P. Gil, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, mestre em Ensino do Português e das Línguas Clássicas, e com uma pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos, irá ajudar os formandos a estruturarem as suas ideias narrativas neste formato literário.

Olinda P. Gil iniciou a sua prática de escrita no “DnJovem”, suplemento do “Diário de Notícias”. Colaborou em diversas coletâneas e publicações, e foi 3º prémio do concurso literário “Lisboa à Letra” em 2004, na categoria de prosa.

Editou, a título independente, em 2013 “Contos Breves”, e, pela Coolbooks, chancela da Porto Editora, “Sudoeste” e “Sobreviventes”, em 2014 e 2015.

Escreve no blog www.olindapgil.blogspot.com, e é uma das fundadoras da ASSESTA- ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo.

Pontos de Interesse

Abertura das inscrições

Abertura das inscrições Bolsas de estudo Nelson Domingos Brito, Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, torna público que se encontram abertas as inscrições de 16 de outubro a 16 de novembro de 2017, para a concessão/renovação de bolsas de estudo aos estudantes...

Empresário aljustrelense apresenta marca diferenciadora

Empresário aljustrelense apresenta marca diferenciadora Empreendedorismo Esta quinta-feira, 22 de fevereiro, pelas 11h00, realizar-se-á a apresentação da empresa, detentora da marca Salxibox. O evento terá lugar junto ao malacate Vipasca, em Aljustrel, e contará com a...