Select Page

Aqueduto da Amoreira: 400 anos de história e memórias!

O nosso Aqueduto da Amoreira completa hoje 400 anos e é, sem sombra de dúvida, o bilhete-postal que muitos dos que nos visitam levam na memória.
Uma obra que levou quase um século para estar concluída, o que viria a acontecer em 1622, quando a água começou a correr na Fonte da Misericórdia. Os elvenses foram os grandes “financiadores” deste enorme monumento já que devidos às elevadas despesas de construção foi necessário reforçar os impostos para financiar a construção, o denominado imposto do Real d’Água.
Um monumento que foi classificado em 2012 Património Mundial, pelo seu estado de conservação e autenticidade. Uma obra gigantesca, com mais de 8 km de extensão, 843 arcos, e que se desenvolve desde a nascente principal em galerias subterrâneas numa extensão de 1367 metros e depois ao nível do terreno e em arcadas que chegam a superar os 30 metros de altura.
Uma obra prima de arquitetura, cuja construção foi dirigida por Francisco de Arruda, que foi também o responsável pelas obras da Sé de Elvas.
Hoje em dia, para manter o estado de conservação deste monumento ímpar em todo o mundo, decorrem trabalhos de requalificação, que lhe vai permitir continuar a ser o pano de fundo de tantas memórias de elvenses e turistas.
Cabe-nos a todos zelar pelo nosso património e a Câmara Municipal tudo fará para manter e conservar o que é de todos nós!
O presidente da Câmara Municipal de Elvas
Comendador José Rondão Almeida
Pontos de Interesse

Cerca de uma centena no VI Corta Mato Cidade de Elvas

O VI Corta Mato Cidade de Elvas “Memorial a António Leitão” decorreu na tarde deste sábado 10, num percurso traçado no Parque da Piedade, numa organização do Clube Elvense de Natação. Nesta prova desportiva participaram cerca de uma centena de atletas,...