A Área Metropolitana do Porto implementou o Observatório Supraunicipal da Educação no seu território de abrangência, o qual inclui os seguintes municípios: Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.
O Observatório Supramunicipal da Educação é uma solução 3 em 1 que permite acompanhar e aprofundar as políticas educativas levadas a cabo pelos municípios e divulgar o trabalho desenvolvido no setor da educação. É constituído por:
- :: Portal da Educação: Sítio web do município para publicação e partilha de informações de caráter educativo, especialmente dirigida a pais, professores, alunos e educadores em geral.
- :: Carta Educativa Interativa: Mapa dinâmico de todo o parque escolar com acesso à ficha de caracterização por escola, à galeria de imagens, aos contactos e a todas as demais informações relevantes. Permite, entre outros, identificar as ofertas educativas da educação pré-escolar, dos ensinos básicos e secundário incluindo modalidades especiais de educação e da educação extraescolar.
- :: Plataforma Business Intelligence: plataforma que permite, com coerência e fiabilidade, obter informações e estatísticas e monitorizar o sucesso escolar de alunos e jovens a partir do cruzamento de indicadores. Estes permitem às autarquias aceder à documentação de suporte à definição e implementação de respostas no desenvolvimento e melhoria dos indicadores de educação.
A Área Metropolitana do Porto é uma instituição catalisadora da cooperação entre os Municípios que dela fazem parte, promovendo não só o desenvolvimento económico, cultural, social e ambiental, como a afirmação regional.
A implementação do Observatório Supramunicipal da Educação surge com o objetivo de auxiliar os municípios na gestão dos processos educativos.