Select Page

Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas inaugura Terceiro Ciclo Expositivo e Ciclo Performativo do ‘Geometria Sónica’

A Direção Regional da Cultura, através do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, inaugura a 26 de janeiro, pelas 17h00, o terceiro e último Ciclo Expositivo do ‘Geometria Sónica’, um projeto em parceria com a RTP – Rádio e Televisão de Portugal, e com a curadoria de Nuno Faria e Nicolau Tudela.

 

Este ciclo apresenta os projetos artísticos das duplas Francisco Queimadela e Mariana Caló/Jonathan Uliel Saldanha e Pedro Tropa/Ricardo Jacinto, desenvolvidos em Residência Artística no Centro de Artes Contemporâneas, assim como uma renovada seleção de vídeos do Arquivo Audiovisual da RTP, que se encontra nas Células Artísticas.

 

No mesmo dia da inauguração deste Ciclo Expositivo, arranca o Ciclo Performativo do ‘Geometria Sónica’, com curadoria dos programadores do festival TREMOR, cuja programação se estende até abril, com concertos, performances e atividades desenvolvidas pelos artistas em colaboração com o Serviço Educativo do Arquipélago.

 

Fátima Marques Pereira, Diretora do Arquipélago, salientou que “foram nove meses de um movimento persistente transversal e contínuo”, frisando que o Centro de Artes Contemporâneas “transformou-se numa Residência, foi a morada, durante cerca de 15 dias, dos artistas do ‘Geometria Sónica’ convidados pelos curadores Nuno Faria e Nicolau Tudela”.

 

O projeto ‘Geometria Sónica’, que teve início em maio de 2018, acolheu no total 13 artistas, nomeadamente Francisco Janes, Laetitia Morais, Sara Bichão e Manon Harrois, no 1.º Ciclo Expositivo, Mike Cooter, Miguel Leal, Pedro Tudela e Tomás Cunha Ferreira, no 2.º Ciclo, e Francisco Queimadela e Mariana Caló, Jonathan Uliel Saldanha, Pedro Tropa e Ricardo Jacinto, no 3.º Ciclo.

 

“O ‘Geometria Sónica’ consolidou o sentido de plataforma de produção artística, expositiva e de artes performativas do espaço físico e conceptual do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas. A criação, a produção, o experimentalismo, a investigação e a liberdade estruturaram e estruturam esta plataforma”, afirmou Fátima Marques Pereira.

 

O 3.º Ciclo Expositivo do ‘Geometria Sónica’ pode ser visitado até 21 de abril, e irá ainda integrar uma série de atividades desenvolvidas pelo Serviço Educativo deste Centro de Artes.

 

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

Pontos de Interesse