Select Page

Artista plástico, Carlos dos Santos apresenta “Teatro dos Sonhos”


Artista plástico, Carlos dos Santos apresenta “Teatro dos Sonhos”

Exposição

As Oficinas de Formação e Animação Cultural, em colaboração com o MAC – Movimento Arte Contemporânea, inauguram, no sábado, 16 de setembro, às 17 horas, a exposição de pintura “Teatro dos Sonhos, de Carlos dos Santos.

Nascido em outubro de 1968, em Lisboa, cidade onde reside, Carlos dos Santos estudou Filosofia, mas foi nas artes, que desde muito cedo revelou um talento natural, tendo realizado o seu primeiro autorretrato com dez anos.

Sempre muito persistente e determinado foi caminhando na vida com a certeza que a Arte era o seu destino. Durante toda a sua vida dedicou-se ao retrato. Como retratista, tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Pintou e desenhou – tanto a óleo, pastel, grafite e carvão – , pessoas individuais desconhecidas ou famosos quer ao vivo quer através de fotografia.

 Carlos dos Santos teve o privilégio de ter aulas privadas no âmbito do retrato, com os artistas, Luís Pinto Coelho e Henrique Medina.

De 1986 a 1990, trabalhou em parceria com um cirurgião plástico, retratando os pacientes com as zonas a serem intervencionadas, de forma a obter uma antevisão dos resultados cirúrgicos.

Em 1992 e durante 5 anos, desenhou e pintou cartazes para o cinema e para o teatro em conjunto com outros artistas. Participou em algumas exposições coletivas.

Carlos dos Santos também faz restauro de pintura a óleo. Em 2012, dando espaço à sua criatividade, iniciou um novo projeto na sua carreira e, tem desenvolvido muitos trabalhos a pastel, carvão, grafite e óleo. Dentro de uma linha híper realista, muito contemporânea e “solta”, realista e impressionista, tem vindo a demonstrar o seu inato talento, aliado à sua sensibilidade artística, assim como a sua indiscutível técnica na pintura e no desenho, criando desta forma um corpo de trabalho de grande e impressionante dimensão de intelectualidade filosófica.

Segundo, Álvaro Lobato de Faria, Diretor Coordenador do MAC, as telas de Carlos dos Santos “são reveladoras de um mundo bem exposto, imaginativo, impetuoso e criativo que nos convida à meditação”… A exposição a que intitulou de “Teatro dos Sonhos” dotada de uma boa técnica e de uma observação enriquecedora, certamente será do agrado de todas as pessoas que a visitem”.

A exposição vai estar patente ao público até ao dia 14 de outubro, e como habitualmente, visitas guiadas podem ser realizadas, às quartas-feiras, mediante marcação prévia.

Pontos de Interesse

Mercado Negro atuam em Aljustrel

Mercado Negro atuam em Aljustrel Pátio das Oficinas  O Pátio das Oficinas de Formação e Animação Cultural vai ficar mais animado, esta sexta-feira, 6 de julho, com a atuação da banda portuguesa de reggae, Mercado Negro.  O espetáculo está agendado para as 22 horas,...