Select Page

Assembleia Municipal de Aljustrel reuniu-se ontem nos Paços do Concelho

A Assembleia Municipal de Aljustrel reuniu na passada quinta-feira, 27 de novembro. A sessão teve início com a leitura do expediente, momento em que foi analisada a correspondência de um munícipe relativa ao corte de um caminho vicinal na freguesia de Ervidel.

 

Foram aprovados por unanimidade, um voto de pesar em memória de José Filipe Carracinha Lança, um voto de saudação pela reposição das freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, uma moção em defesa dos direitos dos trabalhadores e contra o pacote laboral, e ainda uma moção alusiva ao 11.º aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

 

Foi igualmente apresentado um voto de louvor ao aljustrelense José Neto, pela conquista do Campeonato do Mundo de Futebol sub-17.

 

Durante o momento destinado à intervenção do público, foi debatida a plantação de um olival junto às habitações em Ervidel e as possíveis implicações para os moradores.

 

Na ordem do dia, realizaram-se diversas votações para a eleição dos representantes que integrarão os seguintes órgãos: Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, Congresso da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Comissão de Proteção das Crianças e Jovens, Conselho Municipal de Segurança, Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, Comissão Municipal de Proteção Civil, Conselho Municipal de Educação e Conselho Municipal Cinegético.

 

Foram também aprovadas, por unanimidade, a fixação das taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis, da Derrama, da participação variável no IRS e da Taxa Municipal de Direitos de Passagem. Procedeu-se ainda à apreciação da atividade desenvolvida pela Câmara Municipal.

 

No período dedicado a outros assuntos, discutiram-se questões relacionadas com a intensidade dos rebentamentos no subsolo da vila de Aljustrel e a criação de uma Comissão de Trabalho da Assembleia Municipal focada na temática do Ambiente.

Pontos de Interesse