Select Page

Assinado auto de consignação para obra no Cais da Lixa

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e o empreiteiro Inersel assinaram, esta tarde, o auto de consignação para a execução do projeto na Zona Portuária da Lixa. A obra resulta de um investimento de 1,6 milhões de euros por parte da APDL e tem como objetivo a criação de condições para a instalação de quatro novos postos de amarração para operações logísticas de navios tipo hotel.

A obra no Cais da Lixa, que tem como principal objetivo criar as condições para a instalação de quatro novos postos de amarração para operações logísticas de navios tipo hotel, é resultado do protocolo de cooperação assinado entre a APDL e o Município de Gondomar, cujo presidente, Marco Martins, também marcou presença na cerimónia de assinatura do auto de consignação.

O projeto contempla a execução da retenção marginal e respetiva proteção com enrocamento; a execução do arruamento e respetivo arranjo exterior; a rede de abastecimento de água e incêndio; a rede de drenagem de águas residuais e pluviais; as instalações elétricas e iluminação pública; e a instalação de sensores ambientais. A obra vai também contribuir para a regularização das margens do Douro e para a contenção da erosão costeira.

Recorde-se que este é um dos muitos investimentos já efetuados e em curso pelo ‘Douro Inland Waterway 2020’, projeto orçado em 76,3 milhões de euros que pretende melhorar as condições de segurança e os sistemas de comunicação e de informação, corrigir os constrangimentos no canal e nas eclusas de navegação, e criar condições para que mais empresas possam usar o Douro como meio de transporte.

Pontos de Interesse

Às 10.13 horas do próximo dia 13 A TERRA TREME

Às 10:13 horas do próximo 13 de outubro os cidadãos são convidados a participar no exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico A TERRA TREME. Trata-se da quinta edição, organizada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em conjunto com a...

A maior peça de filigrana do Mundo

Eis a maior peça de filigrana do Mundo, apresentada na noite passada, no Parque Urbano de Rio Tinto, no começo da gala da Miss Portuguesa 2018. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Gondomar, a que responderam afirmativamente 12 artesãos – Alberto Moura de Oliveira...