Select Page

Associação Santana Cidade Solidária passa a enquadrar programas juvenis

A Associação Santana Cidade Solidária (ASCS) acrescentou a valência “juventude” ao seu rol de áreas de abrangência. Com a equiparação a entidade juvenil, esta Instituição Particular de Solidariedade Social, com 17 anos de actividade e diversos serviços de apoio à comunidade, está agora apta a estabelecer parcerias com a Direcção Regional de Juventude e Desporto (DRJD), tendo em vista a participação nos programas, actividades e eventos por esta dinamizados no âmbito de áreas como mobilidade, voluntariado, empreendedorismo, cultura, ambiente, saúde e ocupação dos tempos livres.

Para assinalar este “upload” de responsabilidade, a ASCS promoveu, terça-feira (10 de setembro), uma acção de divulgação daquela nova valência junto de diversas organizações de Santana e que mereceu presença do secretário regional de Educação, Jorge Carvalho.

O governante com a tutela da Juventude referiu o orçamento, superior a dois milhões de euros para projectos aprovados no âmbito do Erasmus+ já em 2019, para realçar a pertinência da competência adquirida pela ASCS. “É cada vez mais importante no mundo de hoje a educação não formal, ou seja, as valências fora do âmbito curricular são valorizadas pelas entidades e empresas no acesso ao mercado de emprego. As competências adquiridas neste tipo de projectos, as experiências que deles resultam são também fundamentais para tornarmo-nos mais competentes e capazes nos nossos desempenhos académicos, profissionais ou sociais”, sublinhou Jorge Carvalho, desafiando os jovens a aproveitar as oportunidades que lhes são concedidas.

“As novas gerações dispõem de oportunidades muito relevantes. Há todo um conjunto de organizações, tais como a ASCS ou a DRJD, que têm técnicos especializados para dar todo o apoio e enquadramento aos projectos, às iniciativas e às actividades. É nesse manancial de potencialidades que Santana passa a ter um interlocutor, e acreditamos que, desta forma, vamos potenciar a participação dos jovens. Façam acontecer, estamos deste lado para apoiar e enquadrar”, garantiu.

Esta iniciativa contou também com uma apresentação de alguns dos programas dinamizados pela DRJD, tais como Jovem em Formação, Juventude Activa, Estágios de Verão, Programa Eurodisseia, Academia do Jovem Voluntário e Corpo Europeu de Solidariedade.

Pontos de Interesse

RALI VINHO MADEIRA JÁ ACELERA NA PRAÇA DO MUNICÍPIO!

Foi apresentado ontem, na Praça do Município, um dos veículos mais esperados por todos os madeirenses para a edição do Rali Vinho da Madeira que começa amanhã: Giandomenico Basso, vencedor do RVM em quatro ocasiões, está de regresso ao Funchal e prometeu mais uma...