Select Page

Autarquia do Porto Santo envia para casa funcionários cuja presença física não seja indispensável

No âmbito das medidas de prevenção, monitorização e mobilização da resposta do plano de contingência COVID-19 e de acordo com as medidas de recomendação do Governo da República e Governo Regional da Madeira, DGS e IASaude, e tendo em vista o cumprimento das medidas, informamos que no seguimento do nosso Plano de Contingência, aprovado em 9/03/2020, e suas medidas complementares publicadas a 13/03/2020, o presidente da Câmara Municipal em exercício, decidiu pela adoção de várias medidas.

Em comunicado enviado à comunicação social:

“• Foi decidido que todos os colaboradores da Câmara Municipal do Porto Santo, cuja presença física nos serviços não seja estritamente necessária, foram autorizados a permanecer nas suas residências a partir da tarde do 17 de março de 2020, desde que isso não coloque em causa o permanente funcionamento dos respetivos serviços, em articulação com os respetivos superiores hierárquicos.

• Os colaboradores que permaneçam nas suas residências devem, sempre que possível, continuar a desenvolver as suas tarefas, utilizando as ferramentas existentes para teletrabalho.

• Devem, igualmente, manter-se em regime de disponibilidade e contactáveis durante o horário de serviço. Estão, igualmente, abrangidos por estas determinações todos os colaboradores avençados e aqueles que desempenhem funções através dos diversos programas do Instituto de Emprego da Madeira.

• A Presidência da Câmara Municipal entende e destaca que esta é uma medida de caráter excecional, com o objetivo imediato de conter a epidemia causada pelo COVID-19.

• As presentes medidas produzem efeitos a partir da data e que irá vigorar até se demonstrar necessário, no sentido de salvaguardar a saúde pública e a segurança dos nossos funcionários, mas garantindo o funcionamento da cidade, naquelas que são as suas funções e competências essenciais.

O Presidente da Câmara Municipal solicita à população para que com a tranquilidade e sem alarmismo, esteja muto atenta às informações emitidas pelas autoridades competentes e cumpram escrupulosamente as decisões e orientações do Governo Regional e do IASAÚDE, IP-RAM.

Alertamos o cumprimento das medidas de higiene já preconizadas pela DGS e que que podem também ser consultadas no site oficial do município e nas redes sociais.

Por fim referir que o executivo se encontra permanentemente, em conjunto com o Serviço Municipal de Proteção Civil e demais competentes entidades regionais, em especial, com o Governo Regional da Madeira a avaliar permanentemente a situação.”

A autarquia aconselha apenas a consulta de toda a informação disponibilizada, pela Autoridade de Saúde Regional e pelos seguintes sites oficiais:

• IASAUDE, IP_RAM: https://covidmadeira.pt/

• SITE OFICIAL DO GOVERNO REGIONAL DA MADEIRA: https://www.madeira.gov.pt/

• SITE OFICIAL DA CÂMARA MUNICIPAL: https://cm-portosanto.pt/category/covid19/

“Recordamos que “sintomas como febre, tosse ou dificuldade respiratória e se tiver estado em contacto com uma pessoa infetada por COVID-19, ou tiver regressado recentemente de uma área afetada, deve ligar para o SRS24 (800 24 24 20).

Após este contacto e validação da história clínica, os profissionais de saúde irão determinar se é necessário ser testado para COVID-19”.

A Saúde depende de cada um de nós! SRS24: 800 24 24 20

Pontos de Interesse

Paulo Renato faleceu em casa

Foi por volta das 2 horas da manhã e na casa da tia onde estava a ficar que Paulo Renato faleceu, depois de cinco anos de luta contra um cancro, nestes últimos tempos com idas diárias ao hospital, pois não queria dormir ali. Segundo relatos de Martinha Rebolo ao...