Cerca de 600 jovens vão estar ocupados, ao longo de duas semanas, em diversos serviços da Câmara Municipal de Elvas, no âmbito do programa de Ocupação Municipal de Tempos Livres (OMTL) até ao mês de setembro.
Na manhã desta quarta-feira, dia 28, o presidente da Autarquia, Nuno Mocinha, reuniu, no Cine-Teatro Municipal de Elvas, com os jovens inseridos no programa, num encontro em que estiveram também presentes o vice-presidente da autarquia, Manuel Valério, assim como os vereadores Vitória Branco e Tiago Afonso e os diversos representantes das Juntas de Freguesia do Concelho.
O presidente do Município começou por agradecer a presença de todos, sublinhando que este é um projeto “que pretende dar aos jovens um primeiro contato com o mundo laboral e prepará-los para serem integrados no mercado de trabalho, mediante o pagamento de uma bolsa, que pretende ser um apoio para estes jovens”.
Nuno Mocinha lembrou ainda que estes jovens, enquanto colaboradores do Município, devem ser responsáveis e proativos no desempenho das suas tarefas”.
O programa, promovido pela Câmara Municipal de Elvas, destina-se a jovens residentes no concelho e permite uma ocupação diária de quatro horas aos jovens, inseridos no sistema de ensino ou de formação profissional, durante o período de férias escolares (julho, agosto e setembro) com a atribuição de uma bolsa, num total de cerca de 600 jovens ocupados durante um período de duas semanas, com idades entre os 16 e os 25 anos, e que vão desempenhar funções socialmente úteis.
Este projeto pretende ocupar os jovens inseridos no sistema de ensino ou no sistema de formação profissional, durante o período de férias escolares, promovendo a aproximação a atividades profissionais, de companheirismo, contribuir para a sociedade em que estão inseridos e potenciar as capacidades individuais.