Está a realizar-se, em Elvas, deste a passada quarta-feira (dia 16), o XXXVI Colóquio Nacional da Associação dos Trabalhadores da Administração Local (ATAM), onde são esperadas cerca de quatro centenas de pessoas, até sábado, dia 19, nas duas cidades raianas (Elvas e Badajoz).
Neste segundo dia do evento foram discutidas diversas temáticas sobre as autarquias. O primeiro debate da manhã tinha como temática “A reforma do modelo da ADSE – O modelo de financiamento atual, as atividades desenvolvidas e as alternativas de evolução”, que teve como orador Carlos Liberato Baptista (Comissão da Reforma do Modelo da ADSE) e como moderador, José Figueiredo Faria. Debateram-se ainda as “Tecnologias de informação e comunicação – As propostas de simplificação no contexto autárquico”, cujo moderador foi José Francisco Bicha.
A discussão prosseguiu durante a tarde, com o tema “Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas – Aplicação ao setor autárquico”, cujo orador foi Alexandre Tomás Amado, da Inspeção-Geral de Finanças. A moderação ficou a cargo de Francisco Alveirinho Correia. “Os fundos europeus – os pactos de desenvolvimento e coesão territorial, os planos estratégicos de desenvolvimento urbano e os planos de ação de mobilidade urbana sustentada” foi a temática debatida no final da tarde. Teve como orador Nuno Romão, da Agência para o Desenvolvimento e Coesão e como moderador Adelino Almeida Costa.
Amanhã, dia 18 de novembro, o colóquio inicia-se pelas 09h00 com “Os municípios património da humanidade”, temática debatida por Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas e Elena Nevado Del Campo, Alcadesa de Cáceres. Nesta sessão vão estar também diversos autarcas da raia.
Às 09h30m decorrem duas sessões, em simultâneo, denominadas de “A transposição das novas diretivas em matéria de contratação pública – O alcance das alterações e a revisão da legislação nacional” e “O valor da transparência municipal – As dimensões e os indicadores relevantes”. Pelas 11h00 o presidente da autarquia elvense, Nuno Mocinha vai receber o emblema de ouro da ATAM, ato inserido na sessão de encerramento no Centro de Negócios Transfronteiriço. O colóquio prossegue, depois em Badajoz.
Recent Comments