A Secretária Regional da Solidariedade Social destacou, em São Roque do Pico, a importância das parcerias com as autarquias locais em matéria de habitação na “grande missão” do Governo dos Açores de garantir este direito a todos os Açorianos.
“As juntas de freguesia, mas também as câmaras municipais, são parceiros essenciais em todo este processo porque vão sinalizando casos e encaminhando as pessoas para os serviços de Habitação nas fases próprias de candidatura, o que é determinante”, frisou Andreia Cardoso.
A Secretária Regional, que falava quinta-feira à margem de uma cerimónia de autorização de apoios à recuperação de habitação degradada, no âmbito da visita estatutária ao Pico, salientou que as autarquias locais são parceiros de excelência do Executivo “não apenas na sinalização, mas também na implementação das políticas de habitação”.
“Conjugando esforços, conseguimos responder a um maior número de famílias”, afirmou Andreia Cardoso.
Nesta cerimónia foram concedidos apoios a seis famílias dos concelhos da Madalena e de São Roque do Pico e celebrado um acordo de colaboração com a Junta de Freguesia de Santo António para a recuperação de 10 habitações de famílias carenciadas.
Ainda no âmbito da visita estatutária que o Governo Regional realizou à ilha do Pico, foram também atribuídos sete apoios para a recuperação de habitações no concelho de Lajes do Pico.
“Nesta legislatura, contabilizando os apoios atribuídos nesta visita estatutária, já foram autorizados 570 mil euros, a ser investidos diretamente na recuperação de habitações degradadas de 40 famílias picoenses”, afirmou a Secretária Regional.
“O nosso desejo era que fosse possível que todos os Açorianos tivessem habitações condignas, é esse o nosso grande propósito e é para isso que trabalhamos diariamente”, assegurou Andreia Cardoso.