Select Page

“Autonomia é uma das grandes histórias de sucesso do Portugal democrático”, garante Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo afirmou hoje que a Autonomia constitui uma das “grandes histórias de sucesso do Portugal democrático”, pelo desenvolvimento que trouxe aos Açores, e alertou para o perigo que representa defender-se que o processo autonómico falhou na Região.

 

“Eu discordo em absoluto desta perspetiva que a Autonomia falhou. A Autonomia dos Açores é uma das grandes histórias de sucesso do Portugal democrático”, também pelo desenvolvimento económico e social que garantiu a cada uma das ilhas, sublinhou Vasco Cordeiro.

 

Numa intervenção na Assembleia Legislativa, num debate sobre o estado da Região ao nível político, económico e social, o Presidente do Governo alertou ainda que o discurso de que a Autonomia falhou encerra, em si mesmo, um “problema mais grave e um perigo maior”.

 

“É que, qualquer dia, esta moda de dizer que Autonomia falhou pega a nível nacional e, então aí, é que teremos verdadeiramente um problema”, afirmou Vasco Cordeiro perante dos deputados açorianos.

 

Neste debate, Vasco Cordeiro repudiou, por outro lado, a tese de quem defende que o modelo de desenvolvimento económico também falhou nos Açores, assegurando que foi este modelo que, ao longo de mais de 40 anos, permitiu que a Região apresentasse uma evolução sem paralelo nas mais variadas áreas.

 

“Foi este modelo que permitiu a concretização de investimento público em todas as ilhas, de apoio público ao investimento privado, de parcerias com instituições nas áreas social, cultural, desportiva, e grandes mudanças qualitativas que a nossa Região teve, ao longo de mais de 40 anos, na Educação, na Saúde, na Economia, na Agricultura, nas Pescas, no Turismo, nos mais variados setores”, sublinhou.

 

Segundo afirmou, foi também este modelo económico que permitiu que, nos “anos de chumbo” mais recentes, os Açores apresentassem um comportamento, do ponto de vista económico e social, melhor do que o verificado em outras regiões do país.

 

“Este é o modelo de desenvolvimento económico que permite que, nos últimos 15 anos, em que há dados oficiais, a Região Autónoma dos Açores tenha sido a única do país que convergiu com as médias europeias de desenvolvimento”, disse.

 

No debate que decorreu na Assembleia Legislativa, Vasco Cordeiro destacou que o Governo dos Açores, apesar do orgulho que tem no trabalho já feito, tem a “consciência muito clara que nem tudo o que fez resultou da maneira que gostaria que tivesse resultado”.

 

“Mas, sobretudo, temos a consciência que, por cada desafio que vencemos, há três ou quatro novos desafios que surgem, mas isso, em vez de nos desmoralizar e desanimar, dá-nos mais força para continuar”, assegurou o Presidente do Governo.

Pontos de Interesse