O Secretário Regional da Educação e Cultura reafirmou, na Ribeira Grande, a importância de valores como a convivência, a tolerância e a entreajuda, enquanto “essência” do desporto, salientando que são estes valores que “garantem que o progresso da técnica não originará o fracasso da humanidade”.
Avelino Meneses, que falava terça-feira na cerimónia de entrega do ‘Troféu da Ética no Desporto’ ao Sporting Club Ideal, considerou que, atualmente, perante “as acaloradas” discussões em torno do futebol oferecidas pelos canais televisivos, que “semeiam às vezes a suspeita, quiçá até algum ódio”, torna-se “necessário e urgente” colocar a ética no desporto “em todas as agendas”, para que as futuras gerações “tragam maior civilidade” a todas as competições.
O Secretário Regional realçou que a criação do Plano Nacional da Ética no Desporto, que é desenvolvido na Região através do projeto ‘Ética no Desporto Açores’, tem o propósito de trazer “a verdade e o respeito” para a prática desportiva.
Avelino Meneses manifestou ainda a convicção do Governo dos Açores do “dever cumprido, embora sempre inacabado” em matéria de política de desenvolvimento desportivo.
Se os Açores já alcançaram “notoriedade nacional e internacional”, Avelino Meneses afirmou que “o futuro será ainda mais promissor”, já que cerca de 75% dos atletas federados pertencem aos escalões de formação e a participação feminina dos Açores ultrapassa a média nacional.
Isto significa, “acima de tudo”, que o desporto nos Açores “é uma atividade de todos e para todos” e que dia-a-dia “faculta entretenimento e bem-estar”, afirmou o Secretário Regional.