O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou hoje, em Ponta Delgada, que os docentes têm de acompanhar as “mutações” que se verificam ao nível dos conhecimentos, defendendo a importância da formação contínua.
Avelino Meneses, em declarações no final da sessão de abertura de uma formação sobre ‘Monitorização e (auto)regulação escolar: análise e projeção dos resultados em turmas de contexto análogo’, salientou que a aposta na formação contínua “é hoje em dia extremamente importante como complemento à formação inicial”.
Essa importância, segundo Avelino Meneses, deve-se ao facto de “estarmos a viver numa época em que o conhecimento se altera a uma velocidade estonteante”.
O Secretário Regional considerou, no entanto, que não é possível, “de uma assentada, à velocidade que nós queremos”, formar todos os docentes do sistema educativo regional através de ações presenciais.
Por esta razão, acrescentou, há duas alternativas, “ambas válidas”, sendo a formação online uma delas, já que as experiências realizadas no país registam “algum sucesso”, e passa também pelos próprios professores se assumirem “como formadores de si próprios”.
“Os [professores] mais experientes têm de vestir a camisola de formadores dos menos experientes e, assim, contribuírem para um debate quotidiano das questões que afetam a educação, quer do ponto de vista pedagógico, quer do ponto de vista científico”, frisou Avelino Meneses.
Para o titular da pasta da Educação, esta é uma forma de envolver todos os docentes do sistema educativo regional “nesta necessidade constante de atualização” de conhecimentos.