Select Page

Avelino Meneses apela à construção de uma escola inclusiva

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou hoje, na ilha Terceira, que uma sociedade democrática que não admite a exclusão, como é o caso dos Açores, tem de “construir uma escola onde caibam todos”.

 

Avelino Meneses, que falava na cerimónia de entrega do prémio ‘Ousar, Intervir Melhorar 2019’ à Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond, na Vila de São Sebastião, defendeu que “é urgente que as famílias, as comunidades, as escolas sejam arautos de uma sociedade melhor, na qual ninguém fique para trás, porque ninguém pode, nem deve ficar para trás”.

 

Neste sentido, o titular da pasta da Educação referiu que o dia de hoje fica “marcado” pela publicação de uma alteração à portaria que regula o desporto adaptado, que, nos Açores, reúne cerca de um milhar de atletas e cinco dezenas de entidades promotoras.

 

A alteração da portaria deve-se à evolução do desporto adaptado ao longo dos anos, fundamentalmente pelo seu crescimento, e à sua aproximação à prática do modelo associativo, fruto do acréscimo e do aperfeiçoamento da atividade física, acrescentou.

 

O Secretário Regional considerou que o projeto ‘Musicalidades da Língua’, vencedor da edição de 2019 do prémio ‘Ousar, Intervir, Melhorar’, se destaca pela “inovação, multidisciplinaridade, promoção das aprendizagens formal e não formal e integração dos saberes da comunidade”.

 

Este projeto, que envolve todas as turmas do 1.º Ciclo em ambas as escolas da unidade orgânica, concretamente em São Sebastião e Porto Judeu, num total de 207 alunos, tem por objetivo contribuir para o aumento da literacia dos estudantes.

 

Com este projeto, a escola pretendeu usar as artes ao serviço do estudo da língua, trabalhando em simultâneo a música, o teatro e a língua portuguesa, pondo os primeiros ao serviço da última.

 

O prémio ‘Ousar, Intervir, Melhorar’ foi instituído no sentido de reconhecer e valorizar as unidades orgânicas que dinamizam projetos próprios, criados ou adaptados por elas e que deem resposta aos problemas de natureza pedagógica com os quais se deparam.

 

A criação deste prémio visa valorizar o trabalho realizado pelas escolas no combate ao insucesso e abandono escolares, contribuir para melhorar as condições de ensino e aprendizagem dos alunos, dar a conhecer aos seus pares, comunidade escolar e sociedade em geral os resultados do trabalho desenvolvido na unidade orgânica em prol do sucesso educativo e promover o sucesso educativo.

Pontos de Interesse