O Secretário Regional da Educação e Cultura destacou hoje, em Ponta Delgada, que, por cada ano que passa, é “maior o apoio” dado aos alunos dos Açores “em benefício da melhoria dos resultados escolares”.
Avelino Meneses, que falava na sessão de apresentação do I Plano de Ação de Combate à Pobreza e Exclusão Social 2018-2019, adiantou que, a prazo, a melhoria dos resultados escolares “traduz-se necessariamente na melhoria da própria sociedade”.
Para o titular da pasta da Educação, a riqueza das regiões e dos países depende do acesso ao conhecimento, o que quer dizer que as qualificações valem hoje “mais do que os recursos”, pelo que a educação “é o melhor meio de transfiguração para melhorar a face do mundo”.
Neste contexto, frisou que é preciso passar a mensagem às gerações mais jovens de que “vale a pena estudar”.
Para Avelino Meneses, é necessário que os alunos açorianos adquiram as aprendizagens “no tempo próprio, sem atrasos”, adiantando que “é neste sentido” que a Região vem implementando um plano de promoção do sucesso escolar, o ProSucesso – Açores pela Educação.
De acordo com o Secretário Regional, o investimento no ProSucesso “é grande”.
No ano letivo em curso, apesar da redução de cerca de 1.500 alunos e do aumento em mais de uma centena de assistentes técnicos e operacionais, o Governo “apostou” na manutenção do mesmo número de professores, referiu Avelino Meneses.
Na sua intervenção, realçou ainda, nas estratégias de combate à pobreza nos Açores, a escolarização na primeira infância, com o aumento da rede de creches sociais, no pré-escolar, com o aumento das taxas de frequência dos 3 e 4 anos, e, nos ensinos básico e secundário, com a conclusão da escolaridade obrigatória.