O Secretário Regional da Educação e Cultura realçou hoje, em Angra do Heroísmo, o reconhecimento por parte do Governo da República da “importância” da plataforma de Recursos Educativos Digitais Aberto (REDA), em desenvolvimento nos Açores, na promoção do sucesso educativo.
“Estávamos convencidos que seguíamos um bom trilho. Hoje tivemos a prova cabal que assim é, na medida em que o senhor Secretário de Estado viu na nossa REDA uma ferramenta importante para a utilização quotidiana nas escolas e quer efetivamente importá-la”, afirmou Avelino Meneses, em declarações aos jornalistas no âmbito da uma visita de dois dias do Secretário de Estado da Educação às ilhas Terceira e São Miguel.
Avelino Meneses salientou que a digitalização do ensino é um “caminho que está a ser feito” e que vai “continuar a ser desenvolvido”, mas frisou que o programa de combate ao insucesso e ao abandono escolar em curso na Região “não se pode reduzir apenas a uma realidade”.
O Secretário Regional reafirmou a “aposta” do Governo no ProSucesso – Açores pela Educação, programa de promoção do sucesso escolar, um projeto a prazo mas que, em função da sua implementação, vem registando “alguns resultados minimamente encorajadores”.
Esses resultados são constatáveis nas melhorias, “se bem que ligeiras”, nos exames nacionais e num “recuo mais acentuado” da retenção interna, frisou, acrescentando que será “certamente” da junção dos dois fatores que aparecerão “aqueles percursos de sucesso que nós almejamos”.
O Secretário Regional da Educação e Cultura vincou ainda a colaboração que, nos últimos anos, vem sendo encetada com o Ministério da Educação e que permitiu que se trouxesse para os Açores o programa da Autonomia e Flexibilidade Curricular, a decorrer em algumas escolas do Sistema Educativo Regional, o qual, após avaliação, poderá ser alargado a mais escolas.
A formação contínua dos docentes, também na área da literacia digital, e o investimento em equipamentos informáticos foram também referidos por Avelino Meneses para a dotação dos meios necessários à melhoria da educação nos Açores.