Select Page

Avelino Meneses destaca relevância “extraordinária” da formação contínua dos docentes

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou hoje, em Ponta Delgada, que a formação continua dos professores nos Açores tem uma relevância “extraordinária”, que resulta da necessária “revisão de métodos e práticas” para melhor adequação do ensino “às caraterísticas e expetativas” dos estudantes.

 

Avelino Meneses, que falava na abertura do APPI Azores Seminar, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Professores de Inglês, frisou que as ações de formação contínua “derivam das necessidades e das preocupações” sentidas pelos professores ao longo da sua atividade profissional.

 

“O empenho e a sabedoria dos professores são essenciais na melhoria do nosso sistema educativo regional, que possui por sustentáculo o sucesso dos nossos alunos”, salientou o titular da pasta da Educação.

 

Daí resulta, segundo o Secretário Regional, que se vêm registando nos últimos cinco anos letivos nos Açores “alguns bons indicadores”, quer nas avaliações externas, quer nas internas.

 

Na avaliação externa, os “bons” indicadores são a melhoria “embora ligeira” dos resultados nos exames nacionais e a aproximação da média regional à nacional, enquanto na avaliação interna o “bom indicador” é o decréscimo “mais acentuado” das retenções, salientou.

 

Para Avelino Meneses, é da “conjugação da melhoria dos exames externos com a redução das retenções internas que hão-de brotar os percursos diretos de sucesso, que também hão-de alavancar os Açores para patamares de maior excelência”.

Pontos de Interesse