O Secretário Regional da Educação e Cultura destacou hoje, em Angra do Heroísmo, que as “façanhas e conquistas” alcançadas pelo desporto açoriano residem no desenvolvimento da atividade física e desportiva.
Avelino Meneses, que falava na apresentação da XVIII Gala do Desporto Açoriano, afirmou que é essa atividade que faculta “qualidade de vida”, preparando, simultaneamente, “os corpos e as mentes para os desafios da competição”.
“A Gala do Desporto Açoriano é, por excelência, a celebração da nossa atividade física de competição”, frisou.
O Secretário Regional, que tem a tutela do Desporto, relembrou, neste contexto, a participação de atletas açorianos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos realizados no Rio de Janeiro, em 2016.
Avelino Meneses manifestou a convicção de que “o futuro será mais promissor”, dada a previsível generalização da prática desportiva resultante da larga maioria dos atletas federados, com uma média de participação feminina superior à média nacional, integrar os escalões de formação.
Num regresso ao fim de seis anos ao formato de cerimónia única, a XVIII Gala do Desporto Açoriano vai decorrer, a 14 de maio, em Angra do Heroísmo, inserida nas celebrações nacionais do Dia Olímpico.
Nesta edição da Gala, que se reporta à época desportiva de 2017-2018, serão homenageados 85 galardoados das ilhas de Santa Maria, S. Miguel, Terceira, S. Jorge, Pico e Faial.