O Vice-Presidente do Governo destacou a “grande dinâmica” de investimento que se verifica na ilha do Pico, sustentando que há reflexos do incremento da atividade económica local na criação de postos de trabalho e na diminuição do número de desempregados.
“A ilha do Pico tem registado ao longo dos últimos anos, tendo em conta todos os dados que temos, um incremento claro da sua atividade económica e do investimento”, afirmou Sérgio Ávila, adiantando que, só no que diz respeito ao Plano Operacional Açores 2020, “já foram apresentados e aprovados investimentos na ilha do Pico superiores a 56 milhões de euros”.
Sérgio Ávila, que falava quarta-feira, em São Roque do Pico, no final de uma reunião do Governo Regional com o Conselho de Ilha, no âmbito da visita estatutária, realçou também a “grande dinâmica de investimento privado”.
O Vice-Presidente salientou que já foram aprovados, no âmbito dos sistemas de incentivos, “mais de 22 milhões de euros de investimento privado”, sendo que o crescimento da atividade económica “tem-se refletido numa redução do desemprego na ilha do Pico”.
“Posso dizer que, nos últimos quatro anos, registou-se uma redução de 36 por cento dos desempregados inscritos, o que dá bem nota da dinâmica que a ilha do Pico tem tido”, disse.
O Vice-Presidente, que apresentou nesta reunião com o Conselho de Ilha algumas das medidas públicas que beneficiam o Pico, considerou que se tratou de uma reunião “muito produtiva”, frisando que foi uma oportunidade para o Governo dos Açores responder “exaustivamente às 75 questões colocadas”.
“Tivemos o cuidado de, em cada uma dessas questões, justificar com clareza as nossas opções, que correspondem aos compromissos que assumimos com a ilha do Pico e também àquilo que tem sido a nossa estratégia de desenvolvimento da ilha do Pico”, afirmou Sérgio Ávila.