O Governo dos Açores promove a realização do I Concurso Literário Regional – Narrativas sobre a Europa, que consiste na escrita de um conto inédito alusivo ao tema ‘Os Jovens, a Europa, o Futuro’, que será posteriormente adaptado a texto dramático e encenado por um grupo de teatro.
Esta iniciativa dos Gabinetes dos Secretários Regionais Adjuntos da Presidência para as Relações Externas e para os Assuntos Parlamentares destina-se a jovens que sejam residentes no arquipélago, membros de associações juvenis da Região ou alunos da Universidade dos Açores, e que tenham entre 18 e 25 anos de idade à data de 9 de maio de 2019.
O concurso, que decorre no âmbito do Programa ‘Cidadania Europeia – A Europa para os Açorianos’ e das comemorações do Dia da Europa, que decorrem a 9 de maio, visa aprofundar e desenvolver o gosto pelo estudo das questões europeias, promover a cidadania ativa e criar ou consolidar hábitos de escrita, promovendo desta forma o gosto e o conhecimento pelos assuntos europeus através de uma ação direcionada para a juventude que fortaleça quer os hábitos de escrita, quer o interesse pela Europa.
O vencedor, além de ganhar uma viagem a Bruxelas, verá o seu trabalho ser adaptado a um texto dramático e encenado por um grupo de teatro regional, e também receberá um livro.
O segundo classificado ganha uma viagem marítima a uma ilha dos Açores à escolha, tendo a estadia assegurada na Pousada de Juventude de Ponta Delgada, de Santa Maria, de São Jorge, do Pico ou da Terceira, além de receber um Cartão Interjovem válido por um ano.
O terceiro classificado recebe um Cartão Interjovem válido por um ano.
Os trabalhos concorrentes, que podem ser apresentados de forma individual ou coletiva (equipas com dois elementos), devem ser enviados até 9 de maio para o email srapre@azores.gov.pt.
Cada candidato só pode apresentar um trabalho, com um mínimo de sete páginas e um máximo de 15 páginas A4 (sem ilustrações), com 1,5 de espaço entre linhas e com o tipo de letra ‘Times New Roman’ tamanho 12, sendo que os trabalhos devem fazer referência às expetativas em relação ao futuro da Europa e a um ou mais dos seguintes aspetos: história da União Europeia, valores europeus e/ou uma reflexão sobre a situação atual.
O júri será composto por um docente da área da literatura, um escritor, um elemento da área do teatro e ainda elementos dos Gabinetes dos Secretários Regionais Adjuntos da Presidência para as Relações Externas e para os Assuntos Parlamentares.
A apreciação dos trabalhos terá como critérios a criatividade e inovação na abordagem da temática, a qualidade literária, a organização e coerência do texto e os conteúdos transmitidos.
O regulamento e outras informações sobre o concurso podem ser consultados no Portal do Governo, no endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srapre/textoImagem/Concurso+Literário+2019.htm.