O Diretor Regional do Turismo afirmou hoje, na Horta, que a quinta edição do Azores Trail Run se assume como um evento de “grande importância para a dinamização da economia local”, além de ser também “um clássico relativamente a eventos desportivos na Região”.
Filipe Macedo falava na apresentação da prova, que envolve centenas de participantes de 30 países e decorre a 25 e 26 de maio nas ilhas do Pico e do Faial, numa cerimónia que contou com a presença da Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro.
A ilha do Faial, em concreto, salientou Filipe Macedo, beneficia de um “dinamismo muito relevante” no tecido económico, com “claros reflexos nas atividades das empresas que se dedicam à hotelaria, restauração e animação turística”.
O Diretor Regional referiu que já se começa a sentir o “fervilhar de emoções de quem está prestes a chegar ao terreno para participar nesta corrida de trilhos”, destacando “a mobilização exemplar de toda a organização, que tem conseguido fazer dos Açores um palco privilegiado para a prática do Trail Run, enquanto evento âncora com elevado nível de promoção”, fomentando a notoriedade internacional do destino.
“O Azores Trail Run conta com sete provas, uma no Pico – a corrida vertical na montanha – e as restantes no Faial, sendo que não posso deixar de referir a nossa satisfação pelo facto de a corrida Grande Rota dos Baleeiros ter integrado a categoria de descoberta do circuito mundial de ultra-trail”, salientou Filipe Macedo.
Para o Diretor Regional, “é mais um marco da importância desta Grande Rota dos Baleeiros, que consta no lote de cinco ‘discovery races’, juntamente com duas na China, uma na Finlândia e outra na Polónia”.
Na sua intervenção, destacou ainda a possibilidade de os atletas terem “contacto com zonas mais recônditas, sendo uma outra forma de conhecer o património natural da Região, nomeadamente muitas das zonas do Parque Natural do Faial, colecionador de galardões EDEN (European Destinations of Excellence)”, que, em 2016, arrecadou este prémio na categoria ‘Experiência na Natureza’.
“Às provas que se realizam no Faial, Pico e São Jorge, juntamos Santa Maria e, já em novembro, as Flores, redescobrindo-se, desta forma, novos trilhos em todo o arquipélago, por via de provas de Trail, enquanto um produto turístico com especial impacto na nossa Região, atendendo aos sucessivos prémios de excelência como destino turístico sustentável”, afirmou Filipe Macedo.