Select Page

Banda Filarmónica das Gaeiras celebra 91 anos

A Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense (SFRG) celebra o 91º Aniversário nos próximos dias 1 e 2 de outubro. Atuação de bandas filarmónicas de outros pontos do País fazem parte das comemorações.

No sábado, dia 1, pelas 17h30, tem lugar uma romagem ao cemitério da vila, pela banda (com saída da sede da SFRG), seguida de passagem até à Igreja de Nª Sr.ª da Ajuda, onde, pelas 19h00, decorrerá uma Missa em homenagem aos sócios, músicos, dirigentes e maestros falecidos.

Já no dia seguinte, pelas 15h30, acontece a receção às bandas filarmónicas convidadas. Segue-se um desfile pelas ruas da localidade. A partir das 16h30, decorre a atuação das bandas: Banda da Sociedade Filarmónica União Arrentelense (Arrentela, Seixal), Sociedade Filarmónica Paionense (Paião, Figueira da Foz) e da Banda da SFRG.

A Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense foi fundada em 1 de Outubro de 1925, embora só em 9 de Junho de 1981 fosse oficializada por escritura lavrada no Cartório Notarial das Caldas da Rainha. De realçar que esta instituição veio suceder à Tuna da Sociedade Musical Gaeirense, que era composta por 13 elementos.

Ao longo de 90 anos tem, esta coletividade, dedicado grande empenho na realização e organização de atividades culturais e recreativas, evidenciando-se na área musical. No âmbito desta importante atividade, tem merecido especial dedicação a Banda Filarmónica e a Escola de Musica. É Instituição de Utilidade Pública desde 27 de Maio de 1997.

Cartaz

Press Release (pdf)

 

Pontos de Interesse

Misericórdia de Óbidos lança mais um livro

A Santa Casa da Misericórdia da Vila de Óbidos lança, no dia 29 de novembro, terça-feira, pelas 18h00, o livro “Acórdão e Eleições da Confraria e Santa Casa da Misericórdia da Vila de Óbidos (1678-1732)”. “Porque o Arquivo Histórico da Misericórdia de Óbidos tem à sua...

Festival Literário Internacional arranca hoje em Óbidos

Na sua segunda edição o festival, com que a organização estima atrair mais de 20 mil visitantes, vai contar com a participação de autores consagrados, entre os quais o prémio Nobel da Literatura V.S. Naipaul, natural de Trinidad e Tobago, o britânico Salman Rushdie, o...