Select Page

Banda Filarmónica de Óbidos no programa Erasmus +

No âmbito do programa Erasmus +, a Sociedade Musical e Recreativa Obidense (SMRO), representada pelo seu presidente Bernardo Rodrigues e pelo maestro João Raquel, encontra-se a participar numa jornada de trabalho conjunto com os parceiros de CIM Benimaclet (Espanha), IntoNation – Hochschule de Bremen (Alemanha), Banda Musicale Città di Staffolo (Itália) e a APSAM (Bélgica), promovendo a música e respondendo aos desafios atuais. A primeira reunião decorreu em Valência-Espanha, no passado mês de outubro.

Durante aproximadamente 18 meses, a SMRO, usando os seus recursos e o seu saber fazer, vai juntar-se a mais quatro parceiros europeus: Centre Instructiu Musical de Benimaclet, de Valência, Espanha; Banda Musicale Città di Staffolo, Stafolo, Itália; Association pour la Promotion des Sociétés d’Art Musical asbl, Liége, Bélgica; Hochschule Bremen, Bremen, Alemanha. O objetivo desta ação, apoiada pelo programa Erasmus+, visa o desenvolvimento conjunto de uma plataforma eletrónica que, através da música, possa criar novas oportunidades de emprego para os mais jovens por todo o espaço europeu. A plataforma será́ desenvolvida pelos parceiros de forma faseada e lançada no final do projeto.

Do resumo do programa retiram-se as seguintes ideias chave, nas quais a SMRO e os seus parceiros irão focar os esforços. MUSICJOB: Uma aplicação móvel inovadora que conseguirá gerar itinerários anuais para a contratação de jovens músicos na Europa. A aplicação disponibilizará materiais adaptados, conteúdos audiovisuais e guias especialmente dedicados a estes jovens com necessidades especiais. O objetivo é que os jovens consigam obter empregos temporários. A aplicação irá criar um ambiente acessível e user- friendly para a partilha de experiências e para a consulta de calendários, festivais, entre outros.

Entretanto o “Guide For Young Musicians With Special Needs: The Music Is The Key For Your First Job” irá disponibilizar uma série de dicas sobre como conseguir o primeiro emprego, com a ajuda da banda local; incluirá́ secções que irão desde a legislação à aprendizagem da música. O guia contemplará, ainda, um conjunto de propostas para a promoção do emprego temporário de jovens com necessidades especiais e para a promoção da integração dos mesmos nas escolas ou outras entidades.

As cinco instituições acreditam que o projeto terá́ um forte impacto junto dos jovens com necessidades especiais, das suas famílias, das organizações musicais e ainda da sociedade europeia. A longo termo, e porque, após os 18 meses o trabalho continuará, o projeto crescerá e por certo novos parceiros se irão associar.

Press Release (pdf)

 

Guardar

Pontos de Interesse

Reunião do consórcio InovC 2020 em Óbidos

No passado dia 30 de abril, nos edifícios centrais do Parque Tecnológico de Óbidos, teve lugar mais uma reunião do consórcio InovC 2020, liderado pela Universidade de Coimbra e constituído pelo Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico de Leiria,...