Batuques africanos e cante alentejano no Festicante 2017
Nós e o Mundo
“Uma língua, várias culturas” é o lema da segunda edição do Festicante….nós e o mundo, que se realiza entre os dias 15 e 17 de setembro, no Parque da Vila de Aljustrel, e que, este ano, vai receber os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe).
Bonga, Nancy Vieira, Grupo YamiAfrika, Angola Zone, Grupo Batoto Yetu, mas também Miguel Ângelo, o grupo Sopa da Pedra com Paulo Abreu de Lima e amigos, e ainda os cantores alentejanos Adiafa, Nova Aurora, Buba Espinho e os Manos Caixeiro, entre outros, serão os principais convidados da edição deste ano.
O evento Festicante é organizado pela Câmara Municipal de Aljustrel, com o objetivo de promover e divulgar o cante alentejano, através das grandes vozes locais, regionais e nacionais, bem como incentivar o diálogo intercultural, dinamizando espetáculos musicais, exposições, mostras de produtos e gastronomia de outros povos.
Espetáculos e iniciativas diversas vão, assim, ocupar estes três dias de festa da amizade que contará com atuações de grupos africanos que, em conjunto com músicos e cantores portugueses, animarão o parque desportivo da vila mineira.
Nestes três dias, o público irá aprender a dançar ao ritmo de diferentes tipos de música africana e folclórica alentejana, numa dinâmica intercultural, criando-se assim grandes momentos de confraternização e de diversão.
Mas o Festicante é também troca de saberes e sabores. Nesse sentido, serão expostos produtos dos vários países e realizadas demonstrações e provas de cozinha africana e portuguesa. A arte estará também presente com a exposição, no Centro d’Artes dos artistas do Núcleo de Artes Visuais de Aljustrel (NAVA), na qual participará o artista plástico são-tomense, Valdemar Dória. Haverá ainda uma passagem de modelos infantil.
De 15 a 17 de setembro, o cante polifónico alentejano juntar-se-á aos batuques e percussões das músicas africanas numa grande fusão de ritmos e de convivialidade e de uma maior aproximação entre Aljustrel e o mundo.
O Festicante é um projeto cofinanciado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER. As entradas serão livres.
PROGRAMA
15 DE SETEMBRO (Sexta-feira):
18H00: Abertura do Festival
Sessão oficial
Grupos corais do Concelho
19H00: Inauguração de exposição coletiva do NAVA, com o artista Valdemar Dória (São Tomé e Príncipe) [Centro d’Artes]
21H00: ADIAFA
22H30: YamiAfriKa convida Miguel Ângelo
01H00: Dj – Afromusic
16 DE SETEMBRO (Sábado):
13H00: Cante informal
15H00: Demonstração de cozinha africana e portuguesa
16H00: Demonstração de danças africanas
16H45: Demonstração de danças populares – Rancho Folclórico Verdes Campos – Jungeiros
17H30: Cante informal com António Caixeiro e Amigos
18H00: Grupo Coral Juvenil de Castro Verde
19H00: Passagem de modelos infantil
21H00: NOVA AURORA
22H30: Angola Zone convida Nancy Vieira
01H00: Dj – Kizomba
17 DE SETEMBRO (Domingo):
13H00: Cante informal
15H00: Demonstração de cozinha africana e portuguesa
16H00: Demonstração de danças africanas com o Grupo Batoto Yetu
17H00: Demonstração de danças populares – Rancho Folclórico Verdes Campos – Jungeiros
17H30: Cante informal com manos Caixeiro e Buba Espinho
19H30: Sopa da Pedra – Paulo e Amigos
18H30: Grupo Coral Infantil do Centro de Animação Infantil de Aljustrel
21H00: Maravilhas do Alentejo
22H00: Bonga