Select Page

Batuques africanos e cante alentejano no Festicante 2017


Batuques africanos e cante alentejano no Festicante 2017

Nós e o Mundo

“Uma língua, várias culturas” é o lema da segunda edição do Festicante….nós e o mundo, que se realiza entre os dias 15 e 17 de setembro, no Parque da Vila de Aljustrel, e que, este ano, vai receber os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe). 

Bonga, Nancy Vieira, Grupo YamiAfrika, Angola Zone, Grupo Batoto Yetu, mas também Miguel Ângelo, o grupo Sopa da Pedra com Paulo Abreu de Lima e amigos, e ainda os cantores alentejanos Adiafa, Nova Aurora, Buba Espinho e os Manos Caixeiro, entre outros, serão os principais convidados da edição deste ano.

 O evento Festicante é organizado pela Câmara Municipal de Aljustrel, com o objetivo de promover e divulgar o cante alentejano, através das grandes vozes locais, regionais e nacionais, bem como incentivar o diálogo intercultural, dinamizando espetáculos musicais, exposições, mostras de produtos e gastronomia de outros povos.

Espetáculos e iniciativas diversas vão, assim, ocupar estes três dias de festa da amizade que contará com atuações de grupos africanos que, em conjunto com músicos e cantores portugueses, animarão o parque desportivo da vila mineira.

Nestes três dias, o público irá aprender a dançar ao ritmo de diferentes tipos de música africana e folclórica alentejana, numa dinâmica intercultural, criando-se assim grandes momentos de confraternização e de diversão.

Mas o Festicante é também troca de saberes e sabores. Nesse sentido, serão expostos produtos dos vários países e realizadas demonstrações e provas de cozinha africana e portuguesa. A arte estará também presente com a exposição, no Centro d’Artes dos artistas do Núcleo de Artes Visuais de Aljustrel (NAVA), na qual participará o artista plástico são-tomense, Valdemar Dória.  Haverá ainda uma passagem de modelos infantil.

 De 15 a 17 de setembro, o cante polifónico alentejano juntar-se-á aos batuques e percussões das músicas africanas numa grande fusão de ritmos e de convivialidade e de uma maior aproximação entre Aljustrel e o mundo.

 O Festicante é um projeto cofinanciado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER. As entradas serão livres.

 

 PROGRAMA

15 DE SETEMBRO (Sexta-feira):

 18H00: Abertura do Festival

               Sessão oficial

               Grupos corais do Concelho

19H00: Inauguração de exposição coletiva do NAVA, com o artista Valdemar Dória (São Tomé e Príncipe) [Centro d’Artes]

21H00: ADIAFA

22H30: YamiAfriKa convida  Miguel Ângelo

01H00: Dj – Afromusic

 

16 DE SETEMBRO (Sábado):

13H00: Cante informal

15H00: Demonstração de cozinha africana e portuguesa

16H00: Demonstração de danças africanas

16H45: Demonstração de danças populares – Rancho Folclórico Verdes Campos – Jungeiros

17H30: Cante informal com António Caixeiro e Amigos

18H00: Grupo Coral Juvenil de Castro Verde

19H00: Passagem de modelos infantil

21H00: NOVA AURORA

22H30: Angola Zone convida Nancy Vieira

01H00: Dj – Kizomba

 

17 DE SETEMBRO (Domingo):

13H00: Cante informal

15H00: Demonstração de cozinha africana e portuguesa

16H00: Demonstração de danças africanas com o Grupo Batoto Yetu

17H00: Demonstração de danças populares – Rancho Folclórico Verdes Campos – Jungeiros

 17H30: Cante informal com manos Caixeiro e Buba Espinho

 19H30: Sopa da Pedra – Paulo e Amigos

 18H30: Grupo Coral Infantil do Centro de Animação Infantil de Aljustrel

 21H00: Maravilhas do Alentejo

 22H00: Bonga

Pontos de Interesse

Cine Oriental recebe 4.º Encontro de Coros -Tunas

Cine Oriental recebe 4.º Encontro de Coros -Tunas Universidade Sénior No próximo dia 3 de março, o Cine Oriental recebe o 4.º Encontro de Coros/Tunas, organizado pela Universidade Sénior de Aljustrel (USA).  A edição deste ano contará com a participação da Tuna de...

As paredes que falam de Pedro Pires, no espaço Oficinas

As paredes que falam de Pedro Pires, no espaço Oficinas Exposição de pintura As Oficinas de Formação e Animação Cultural inauguram, no dia 29 de março, às 18 horas, em colaboração com o MAC – Movimento de Arte Contemporânea, a exposição individual de pintura “As...