Dezenas de pessoas participaram em mais uma iniciativa do ciclo de palestras “Diálogos sobre a Saúde”, que neste sábado, dia 8, tinha como tema “Alimentação é o caminho para a saúde?”, e com o objetivo de relevar e debater a medicina através da história e nas suas várias vertentes, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.
A iniciativa teve como oradores Magda Roma (Nutricionista e nutricoach e autora dos livros “A dieta anticancro” e “Dieta M”), Mónica Venda (proprietária de uma quinta biológica certificada), João Henriques (responsável pela empresa portuguesa certificada Biovivos®) e Marta Rodrigues (testemunho de uma lutadora do cancro), que abordaram as suas perspetivas do impato da alimentação na saúde e como moderadora esteve Ana Maria Simões, nutricionista no Hospital de Santa Luzia de Elvas.
A iniciativa, que tinha entrada livre de público, abordou o tema da alimentação, versando sobre a importância dos alimentos, a sua qualidade e variedade e como estes contam, e muito, para o equilíbrio da saúde e para o tratamento de várias enfermidades, entre elas o cancro, a epidemia do século XXI.
Os oradores deram assim o seu contributo para estabelecer a ligação entre a alimentação que se pratica e a saúde, nomeadamente o seu impato na prevenção e tratamento de algumas doenças, quais devemos eliminar e porquê, além de se ter abordado a questão dos alimentos biológicos, quais as suas vantagens e desvantagens, bem como as mais-valias destes alimentos biológicos a nível nutricional. No final o testemunho de Marta Rodrigues, 28 anos, lutadora do cancro, que explicou porque foi e é importante a alimentação prescrita e o que lhe trouxe de mais-valias esta doença.
Recent Comments