Select Page

Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira”

A Câmara Municipal de Gondomar deliberou, hoje, por unanimidade, atribuir à Biblioteca Municipal de Gondomar a designação Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira”. Figura ímpar no Concelho de Gondomar, Camilo Martins de Oliveira “foi padre, revolucionário, professor, jornalista e erudito”, nasceu em S. Cosme de Gondomar, em 1874.

Na última reunião do atual mandato, a proposta aprovada pelo Executivo recorda que Camilo de Oliveira “concluiu o curso teológico no Seminário dos Carvalhos e exerceu o sacerdócio até ao momento em que verificou que o mesmo era incompatível com a sua veia ativista, neste caso contra a monarquia”. Escreveu para jornais como a “Aurora de Gondomar”, “A Nossa Terra”, “A Verdade”, “O Norte”, “O Tripeiro” e a “República Portuguesa”, entre muitos outros, onde expressava e defendia os seus ideais republicanos. Foi autor de uma obra pedagógica de referência, “Noções de Gramática”, com cinco edições entre 1928 e 1935, investigou e compilou em quatro volumes a “Monografia do Concelho de Gondomar”.

O nome de Camilo de Oliveira surge, pela primeira vez, associado à Biblioteca Municipal em 1977, através de uma deliberação da Câmara Municipal, então presidida por José Luís Araújo, em reunião extraordinária de 29 de novembro, que determinava a “criação da Biblioteca Municipal Camilo Martins de Oliveira”, instalada em Rio Tinto e que viria, mais tarde, a ser desativada.

Pontos de Interesse

Tarifário especial de água

A Câmara Municipal de Gondomar e a Águas de Gondomar, SA assinaram, hoje, um protocolo que visa a aplicação de um tarifário especial aos consumos de água de agregados familiares em situação de carência sócio-económica e a agregados familiares numerosos residentes em...

A maior peça de filigrana do Mundo vem aí

A maior e mais pesada peça de filigrana do Mundo vai ser apresentada, pela primeira vez, na Gala do concurso Miss Portuguesa, que se realiza no próximo dia 28, pelas 21 horas, no Parque Urbano de Rio Tinto. Veja o “making-off” da peça mais abaixo.Este é o...