Terá lugar a 11 de novembro, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira a apresentação dos livros “Olhos nas Letras” e “Magma de Afetos”, da autoria de Adelaide Ramos Vilela.
A apresentação, a cargo de Luísa Magalhães, incluirá declamação de poemas e um momento musical com “Banda do Costume”.
A autora, que escreve poesia desde os 14 anos, é natural de S. Jorge da Beira, concelho da Covilhã. Passou uma parte da sua juventude em Angola, regressando a Portugal em 1975. Licenciou-se em Comunicação e Jornalismo, pela Universidade de Montreal, cidade onde vive desde 1978.
Tem repartido a sua atividade por setores tão diversos como: relações humanas e artísticas, conferências, publicidade, jornalismo e fotografia. Colaborou com os jornais: A Voz de Portugal, O Emigrante o Lusopresse, (Montreal) O Milénio, O Voice, (Toronto) A Voz de Trás-os-Montes, (Portugal) e outros jornais, onde tem publicado inúmeras crónicas de índole cultural e artísticas.
Na poesia, editou 10 livros: Os Meus Versos Meninos, Versos do Meu Jardim; Versos e Universos; Portugal à Janela; Cantares de Adelaide, (Bilingue) Palabras del Corazón, Horizontes de Saudade; Laços e Abraços, Olhos nas Letras e Magma de Afetos, histórias e inúmeras antologias.
Adelaide Vilela foi agraciada pela “Casa do Poeta Peruano”. Na cidade de Tumbes, recebeu uma medalha de ouro, no Festival Internacional de Poesia, em homenagem ao poeta Rigoberto Meza Chunga, tendo sido condecorada mais tarde com uma segunda medalha de ouro.
Para além de muitos troféus e certificados que tem vindo a ganhar, Adelaide Vilela participou, em 2008, na Universidade del Callao, Lima, Peru, no Festival Internacional de Poesia, Leoncio Bueno.
Adelaide Vilela foi, nomeada, há vinte anos, como “Presidente da Casa do Poeta Peruano”, pelo Canadá. É também a “Presidente das Associações literárias, pela Paz do mundo”, Hispano Mundial de Escritores e pela Sociedade Venezuelana de Arte Internacional.