Select Page

Biblioteca Municipal relembra Brito Camacho


Biblioteca Municipal relembra Brito Camacho

Exposição

De 4 a 31 de outubro, a Biblioteca Municipal vai apresentar a exposição biobibliográfica “Brito Camacho: o homem e a obra”.

 Na véspera de se comemorar o Dia da Implantação da República Portuguesa, a Biblioteca Municipal vai abrir o seu fundo local para prestar homenagem ao ilustre aljustrelense e republicano, Manuel de Brito Camacho.

 Manuel de Brito Camacho nasceu a 12 de fevereiro de 1862, em Aljustrel, no Monte das Mesas, (Rio de Moinhos) e faleceu, em Lisboa, em 19 de setembro de 1934.

No seu percurso de vida foi médico militar, escritor, publicista e político, tendo exercido na I República, as funções de Ministro do Fomento (1910-1911) e de Alto Comissário da República em Moçambique (1921 a 1923). Fundou e liderou o Partido Unionista. Foi fundador e diretor do jornal “A Luta”, órgão oficioso do Partido Unionista.

 Escritor, fecundo, é autor de mais de trinta volumes publicados, nos quais se destacam as narrativas sobre a sua terra natal, o Monte das Mesas, onde nasceu, e o Baixo Alentejo rural. Colaborou em diversas publicações periódicas, nomeadamente nas revistas “Atlântida” e “Ilustração”, bem como na edição mensal do Diário de Lisboa e na Gazeta das Colónias, entre outras.

 O nome de Manuel de Brito Camacho foi atribuído à Escola Básica de Aljustrel, de que é patrono, e figura na toponímia de Aljustrel.

A exposição com livros, textos e alguns apontamentos de um dos mais brilhantes filhos de Aljustrel, vai estar patente ao público até ao dia 31 de outubro.

 

Pontos de Interesse