Select Page

Biblioteca Municipal relembra Brito Camacho


Biblioteca Municipal relembra Brito Camacho

Exposição

De 4 a 31 de outubro, a Biblioteca Municipal vai apresentar a exposição biobibliográfica “Brito Camacho: o homem e a obra”.

 Na véspera de se comemorar o Dia da Implantação da República Portuguesa, a Biblioteca Municipal vai abrir o seu fundo local para prestar homenagem ao ilustre aljustrelense e republicano, Manuel de Brito Camacho.

 Manuel de Brito Camacho nasceu a 12 de fevereiro de 1862, em Aljustrel, no Monte das Mesas, (Rio de Moinhos) e faleceu, em Lisboa, em 19 de setembro de 1934.

No seu percurso de vida foi médico militar, escritor, publicista e político, tendo exercido na I República, as funções de Ministro do Fomento (1910-1911) e de Alto Comissário da República em Moçambique (1921 a 1923). Fundou e liderou o Partido Unionista. Foi fundador e diretor do jornal “A Luta”, órgão oficioso do Partido Unionista.

 Escritor, fecundo, é autor de mais de trinta volumes publicados, nos quais se destacam as narrativas sobre a sua terra natal, o Monte das Mesas, onde nasceu, e o Baixo Alentejo rural. Colaborou em diversas publicações periódicas, nomeadamente nas revistas “Atlântida” e “Ilustração”, bem como na edição mensal do Diário de Lisboa e na Gazeta das Colónias, entre outras.

 O nome de Manuel de Brito Camacho foi atribuído à Escola Básica de Aljustrel, de que é patrono, e figura na toponímia de Aljustrel.

A exposição com livros, textos e alguns apontamentos de um dos mais brilhantes filhos de Aljustrel, vai estar patente ao público até ao dia 31 de outubro.

 

Pontos de Interesse

As paredes que falam de Pedro Pires, no espaço Oficinas

As paredes que falam de Pedro Pires, no espaço Oficinas Exposição de pintura As Oficinas de Formação e Animação Cultural inauguram, no dia 29 de março, às 18 horas, em colaboração com o MAC – Movimento de Arte Contemporânea, a exposição individual de pintura “As...