A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, em parceria com a Delegação dos Açores da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, realiza segunda-feira, 12 de novembro, uma sessão aberta intitulada “Arquivos empresariais: informação descurada?”.
A iniciativa, que decorre entre as 09h30 e as 12h30, pretende sensibilizar a comunidade para a importância da salvaguarda dos arquivos empresariais, depositários de uma memória relevante para o desenvolvimento local e regional.
A sessão contará com intervenções de dois especialistas, um dos quais Alexandra Fonseca, com uma comunicação intitulada “Arquivos bancários em Portugal: ambiente regulador e requisitos dos documentos de arquivo”, que abordará o enquadramento normativo, do ponto de vista arquivístico, relativo aos documentos resultantes da relação comercial entre o banco e o cliente.
A segunda comunicação, intitulada “Arquivos empresariais em Portugal: caminhando entre o desconhecimento e o possível desaparecimento”, será apresentada por Hélio Balinha e visa refletir sobre a importância dos arquivos empresariais, no contexto das empresas em que são criados, bem como no da sociedade em geral e, simultaneamente, sobre a possibilidade de salvaguarda da informação contida nestes arquivos.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.