A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (BPARJJG), na Horta, promove sexta-feira, dia 24 de maio, pelas 18h00, a inauguração da exposição “Fotografias”, da autoria de Mar Navarro Llombart.
Esta exposição, que estará patente ao público na Sala de Exposições da BPARJJG, até 12 de julho, poderá ser visitada até ao final de maio e durante o mês de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00 e, aos sábados, das 14h00 às 19h00 ,e no mês de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00, estando encerrada ao sábado.
Mar Navarro Llombart é natural da região de La Vall d’Uixó, Castelló, Espanha, residindo nos Açores desde 2016. Licenciada em comunicação audiovisual, Mar Llombart tem, nos últimos anos, realizado pequenas peças e projetos pessoais de cinema documental e videoarte, incluindo exposições fotográficas. Atualmente, está a trabalhar na sua primeira longa-metragem documental. Participou também em diversos projetos cinematográficos, festivais de cinema e de artes em Espanha e Portugal, com destaque para a Região Autónoma dos Açores, onde lhe foram atribuídos alguns prémios de fotografia e vídeo.
A exposição agora a apresentar na Horta consiste numa recolha de diferentes imagens capturadas ao longo dos últimos anos em que Mar, a residir nos Açores, viajou pelas várias ilhas do arquipélago. São fotografias “de rua”, street photography, imagens que o acaso colocou no seu caminho, e que, unidas aos pares e trios, adquiriram novos sentidos, significados e narrativas. Esta mostra fotográfica também integra um espaço dedicado ao primeiro projeto fotográfico que Mar começou a desenvolver no arquipélago em 2016, intitulado “Círculos dos A��ores”, uma catalogação fotográfica de formas circulares em torno das nove ilhas.
O movimento street photography registou um grande crescimento e atingiu o seu auge com a proliferação das novas tecnologias e dos novos meios de comunicação. Esta mostra de “fotografia de rua” acontece num contexto muito particular, longe da grande cidade onde se costuma desenvolver. Trata-se, pois, de imagens da vida quotidiana nas ilhas, partindo de um ponto de vista diferente, onde a paisagem se mistura com o acaso, com os habitantes, os detalhes e a arquitetura urbana, com a tradição, os símbolos, os costumes, o cosmopolitismo e a contemporaneidade. A apresentação das imagens é pensada para ser agrupada, criando assim novas narrativas através da associação.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço: www.culturacores.azores.gov.pt .