Select Page

Bispo do Funchal faz várias nomeações e algumas dispensas

D. Nuno Brás, Bispo do Funchal, acaba de emitir uma nota de decreto pastoral da Diocese, na qual faz várias nomeações e algumas dispensas de sacerdotes das suas funções, justificando cada uma delas, “tendo em conta as necessidades pastorais de toda a Igreja Diocesana”.

No que toca a nomeações, começa no Seminário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima com o “Padre Toni Vítor Sousa, Reitor do Seminário Diocesano do Funchal, Director da Pastoral Vocacional e Responsável do Pré-Seminário, mantendo os anteriores ofícios”, frisa.

Já o Padre Pedro Filipe de Góis Nóbrega, Prefeito do Seminário Diocesano do Funchal, colaborador do Pré-Seminário, Pároco do Curral das Freiras (Nossa Senhora do Livramento), é enviado a frequentar o Mestrado em Ciências Religiosas na Faculdade de Teologia (Lisboa).

Para as Paróquias, é nomeado o Padre António Marcelino Pereira Ganança, por indicação do Superior Provincial da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, Pároco da Paróquia de Fátima (Nossa Senhora de Fátima – Funchal).

Também o Padre Duarte Filipe Andrade Gomes, passa a ser o Pároco da Paróquia de Santa Cecília (Santa Cecília), e assistente diocesano do Apostolado de Oração.

O Padre Fábio Rodrigues Ferreira, Pároco das Paróquias da Graça (Nossa Senhora da Graça) e Visitação (Nossa Senhora da Visitação – Funchal), é enviado a frequentar o Instituto Superior de Direito Canónico (Lisboa).

O Padre Hugo Filipe Almada Gomes, Pároco das Paróquias da Piedade (Nossa Senhora da Piedade) e Espírito Santo (Espírito Santo – Porto Santo).

O Padre José Alberto Gomes Vicente, Pároco das Paróquias do Santo da Serra (Santo António), Água de Pena (Santa Beatriz), Ribeira de Machico (Nossa Senhora do Bom Caminho) e João Ferino (Nossa Senhora da Saúde).

O Padre Luís Miguel Delgado Pedreiro, Pároco das Paróquias do Rosário (Nossa Senhora do Rosário), Lameiros (Nossa Senhora da Saúde) e Feiteiras (Nossa Senhora da Paz).

O Padre Luís Miguel Lira Batista, Pároco da Paróquia da Nazaré (Nossa Senhora da Nazaré – Funchal).

O Padre Óscar Heliodoro Xavier de Andrade, Pároco das Paróquias da Camacha (São Lourenço) e Rochão (Nossa Senhora do Carmo).

Para Vigários nas Paroquiais, é nomeado o Padre André João Freitas Pinheiro, Vigário paroquial das Paróquias da Graça (Nossa Senhora da Graça) e da Visitação (Nossa Senhora da Visitação), e capelão do Hospital dos Marmeleiros.

O Padre Marco Augusto Barros de Abreu, Vigário paroquial das Paróquias da Boa Nova (Sagrado Coração de Jesus) e Bom Sucesso (Nossa Senhora do Bom Sucesso), e indicado ao Ordinário Castrense a fim de ser nomeado capelão das Forças Armadas e de Segurança.

Para os Secretariados, o Frei Alexandre Henrique Jorge, Assistente diocesano do Renovamento Carismático.

O Padre Carlos Ismael Faria Almada, Assistente do departamento do Ensino Superior e da da Pastoral Universitária, mantendo os ofícios anteriores. Delegado Diocesano junto do Comité Organizador Local das Jornadas Mundiais da Juventude de Lisboa 2022.

Nas Dispensas, destaca-se o Cónego Carlos Duarte Lino Nunes, dispensado das funções de Reitor do Seminário Diocesano do Funchal, mantendo os ofícios anteriores.

Também o Padre Francisco da Conceição Caldeira, dispensado das funções de Pároco da Paróquia de Santa Cecília para, a seu pedido, gozar de um Ano Sabático.

O Padre Victor Manuel Baeta de Sousa, dispensado da funções de Prefeito do Seminário Diocesano do Funchal, mantendo os ofícios anteriores.

Refere o Bispo que “estes sacerdotes conservam as faculdades canónicas próprias dos ofícios que desempenham até à tomada de posse dos seus sucessores. E, se expressamente nada for dito em contrário, mantêm também os ofícios que lhes foram confiados por anteriores nomeações”, aproveitando para agradecer “a disponibilidade e o espírito de serviço eclesial dos sacerdotes agora nomeados e a atitude de fé, confiança e cooperação das comunidades a que se encontram ligados”.

Pontos de Interesse

Dirigentes da CDU no Santo da Serra

Presença da PSP no espaço da feira do Santo da Serra já provocou reparos de um feirante: “Parece que somos piratas! Tanta polícia para quê? Parece que estamos a roubar”, protestou, após identificar um dos agentes à paisana. De pronto chamou a atenção de outros colegas...

Polícias sem descontos das faramácias

A manchete desta segunda-feira, 26 de Agosto de 2019, dá conta de que Farmácias recusam aviar receitas de polícias. Isto porque, em Junho, o Governo Regional prometeu assumir o sistema de comparticipação de medicamentos, mas o dossier está empatado porque ainda não...