O presidente do governo regional da Madeira lidera uma significativa representação da Madeira que participa hoje e amanhã, em Bruxelas, no IV Fórum das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia.
Realizado sob o lema “As regiões ultraperiféricas, terras da Europa no mundo: rumo a uma estratégia renovada”, este encontro reúne os presidentes das nove regiões ultraperiféricas da União Europeia (Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, Maiote, Reunião, São Martinho, Açores, Madeira e ilhas Canárias), além de representantes dos três Estados-Membros, membros da sociedade civil e partes interessadas externas, além de representantes de diversas instituições da União.
“É uma plataforma importante de diálogo que ilustra a parceria específica que estas nove regiões e os seus três Estados-Membros – Portugal, Espanha e França – têm com a Comissão Europeia e com as outras instituições da União”, disse uma fonte oficial.
Segundo a mesma fonte, “o Fórum salientará a importância da integração das regiões ultraperiféricas nos seus mercados vizinhos, como elemento-chave para o seu desenvolvimento socioeconómico, para além de questões tão importantes como a acessibilidade digital e física, o crescimento azul e a economia verde/circular e o setor da energia”.
A delegação madeirense integra, para além de Miguel Albuquerque, os Secretários Regionais dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques, e da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus e representantes de diversos outros organismos regionais, casos do Instituto de Emprego da Madeira, da Direção Regional de Qualificação Profissional, do Instituto de Desenvolvimento Regional, do Instituto de Desenvolvimento Empresarial, da Direção Regional das Pescas, do PRODERAM 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural da Madeira 2014-2020 e da ARDITI – Associação Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação.
À semelhança das edições anteriores, o programa do encontro inclui sessões plenárias e workshops temáticos com destaque para o facto de num dos painéis temáticos o Secretário madeirense da Economia e Turismo, ser palestrante convidado.
“A deslocação a Bruxelas serve para se desenvolverem em paralelo outros trabalhos, como a aprovação do Memorando das RUPs, que servirá de base para o relacionamento entre a União Europeia e estas Regiões, no período pós 2020”, sublinha uma nota informativa.
Recorda-se que a Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas assumiu em setembro do ano passado, na reunião no Funchal, o compromisso de apresentar um Memorando que, através da formulação de propostas concretas e precisas, vise renovar profundamente a consideração da ultraperiferia nas políticas europeias.
“Este Memorando deverá inspirar a estratégia renovada da Comissão Europeia para as Regiões Ultraperiféricas e marcar o início da reflexão da Conferência sobre o período de programação pós-2020”, conclui a nota informativa.
Fonte: Económico Madeira