Select Page

Cais da Lixa vai ter quatro novos postos de acostagem

“É uma honra, tanto para mim, como Presidente, bem como para Gondomar, viver este momento. Não estamos apenas a assinar um protocolo, estamos aqui a fazer história”, referiu Marco Martins, na abertura da cerimónia da assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal de Gondomar e a APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A.), para a implementação de quatro novos postos de acostagem, a criação de uma zona de estacionamento, ciclovia e via pedonal, bem como uma nova rotunda para ordenar o acesso dos autocarros turísticos, de forma a torná-lo apto, tanto para fins laborais, como turísticos. O projeto, no valor global de 2,5 milhões de euros, vai possibilitar à zona do cais da Lixa receber até dez navios ao mesmo tempo.

A cerimónia contou igualmente com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, do Presidente da APDL, Brogueira Dias, autoridades militares, dos vereadores Aurora Vieira, Carlos Brás e Hélder Figueiredo, em representação do Executivo do Município, e largas dezenas de gondomarenses.

“Neste momento, culminam três anos de trabalho árduo e consecutivo, para a concretização deste projeto que se situa numa localização privilegiada – ora por fazer ligação ao Porto de Leixões; ora pela proximidade da A41 e, consecutivamente, do aeroporto; ora por cruzar as rotas dos operadores turísticos do Douro. O turismo é uma fonte de alavancagem fundamental para Gondomar” – concluiu o Presidente da Câmara, Marco Martins, antes de se proceder à assinatura do protocolo em questão.

Depois, a Ministra do Mar corroborou as palavras proferidas por Marco Martins, no que toca à importância do rio Douro e à exploração de todas as suas potencialidades, bem como ao poder de concretização deste Município, o que trará vantagens para todos, seja a nível regional, seja a nível nacional. “Promover tudo o que tem a ver com o turismo marítimo e navegável é uma prioridade para o Governo. E efetivamente o Douro não é só uma prioridade para Gondomar ou para a região Norte, é uma prioridade para o país”, disse Ana Paula Vitorino.

Já o presidente do Conselho de Administração da APDL, Brogueira Dias, tinha considerado este cais “importante para a filosofia navegável do Douro”, acrescentando que o projeto “também incidirá na regularização das margens e na contenção da erosão”.

A cerimónia encerrou com a atuação de um grupo de dança da Associação “10 de Junho”, com o Douro como cenário de fundo.

Pontos de Interesse

A maior peça de filigrana do Mundo vem aí

A maior e mais pesada peça de filigrana do Mundo vai ser apresentada, pela primeira vez, na Gala do concurso Miss Portuguesa, que se realiza no próximo dia 28, pelas 21 horas, no Parque Urbano de Rio Tinto. Veja o “making-off” da peça mais abaixo.Este é o...

Vem aí a Ourindústria 2017

De 30 de março a 2 de abril, o Multiusos de Gondomar recebe a 19.ª edição da Ourindústria, certame profissional dedicado aos setores da ourivesaria, relojoaria, máquinas industriais, metrologia calibrada, mobiliário de ourivesaria, informática, designers, estojoaria e...