Nas vésperas do arranque do próximo ano letivo e à semelhança dos anos anteriores, a Câmara do Porto, através do Serviço Municipal de Apoio à Reutilização dos Livros Escolares (SMARLE), incentiva-o a depositar os manuais escolares de que já não necessita e levantar os que lhe possam ser úteis.
O projeto nasceu em 2013, a partir das necessidades identificadas pelos cidadãos do Porto, e rapidamente se expandiu pelo país. Tem como objetivo incentivar a partilha de manuais e reduzir as despesas das famílias, bem como contribuir para a preservação do meio ambiente.
De 2013 a 2016, o banco efetuou mais de 28 mil atendimentos e entregou mais de 20 mil manuais às famílias. Os livros que já não terão uso são doados ao Banco Alimentar Contra a Fome (campanha de reciclagem e solidariedade “Papel por Alimentos”).
O SMARLE está instalado no Gabinete do Munícipe (Praça General Humberto Delgado), onde os manuais poderão ser depositados/levantados de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas.
A exemplo do ano passado, entre os dias 1 e 17 de setembro estará presente na Feira do Livro do Porto, nos Jardins do Palácio de Cristal.